IPB e Cruz Vermelha Portuguesa celebram protocolo para promover o voluntariado

O Instituto Politécnico de Bragança assinou, esta terça-feira, um protocolo com a Cruz Vermelha Portuguesa, para incentivar os alunos do IPB a fazer voluntariado na instituição. Segundo a vice-presidente e secretária geral da Cruz Vermelha, Susana Marques, as parcerias locais contribuem para desenvolver o trabalho da delegação de Bragança:

“A Cruz Vermelha é o que são as nossas delegações no terreno e estas parcerias locais são o que permitem à CV desenvolver o seu trabalho. Sem dúvida que aqui, em Bragança, este parceiro é ‘o’ parceiro e se tem conseguido trazer um grande aporte ao trabalho que é a delegação de Bragança.”

Dos cerca de 100 voluntários na delegação de Bragança da Cruz Vermelha, 80% são alunos internacionais do IPB, diz o presidente da delegação, Duarte Soares:

“Desses 70 a 80% são nacionais de países terceiros, Brasil, África, Ásia e Europa de Leste. São voluntários com capacitações várias, que são formados pedagogicamente do IPB na educação social, geriatria, farmácia, relações internacionais… e todas essas áreas se complementam.”

Também o presidente do politécnico de Bragança, Orlando Rodrigues, salientou a importância desta parceria para o IPB:

“Para nós a vertente social é muito importante. Tem permitido envolver muitos alunos em acções de voluntariado de forma muito eficaz. Temos tido também apoio da Cruz Vermelha, em particular no nosso banco alimentar e na loja solidária.”

Duarte Soares quer ainda alargar a parceria com politécnico e pediu que fossem analisados, no laboratório covid do IPB, os testes PCR realizados pela delegação de Bragança da Cruz Vermelha. Orlando Rodrigues não descartou essa hipótese:

“É uma questão que temos que discutir. Foi posta pela primeira vez mas certamente que sim. Já fizemos anteriormente testes para a CV na região norte. É uma questão perfeitamente possível.”

A assinatura do protocolo entre o Instituto Politécnico de Bragança e a Cruz Vermelha Portuguesa foi assinado esta terça-feira. A vice-presidente da Cruz Vermelha, Susana Marques, aproveitou também para visitar as instalações da delegação de Bragança.

INFORMAÇÃO e FOTO CIR (Rádio Brigantia)