Vereadores sem pelouros da Câmara de Macedo “indignados” por não terem sido convidados para as celebrações do 25 de Abril na cidade

Os vereadores sem pelouros da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros estão descontentes por não terem sido convidados para participar das comemorações que assinalaram o 25 de Abril na cidade, organizadas pelo executivo municipal.

A questão foi levantada na reunião de câmara desta quinta-feira pelo vereador da oposição e ex-autarca Duarte Moreno, que considera ter-se tratado de uma “falta de respeito”:

“Gostava de questionar o que é que se passou com o executivo para que os vereadores eleitos sem pelouros não merecessem todo o respeito pelo qual foram eleitos ao não terem sido convidados para estar presente nas celebrações do Dia da Liberdade.

Pergunto se será por não se sentirem livres com a nossa presença, deixando de existir liberdade para V.Exas, ou então se se sentem constrangidos com tão importantes pessoas, que é melhor não dizer nada pois pode ser que passe e nada falem.

Deixo aqui a minha indignação e considero este ato uma falta de respeito, num dia como o da liberdade, uma falta de respeito para todos aqueles que são efetivamente democratas e que gostariam de participar nestas cerimónias como membros eleitos, e não como qualquer outro que esteve no ajuntamento da Avenida da Liberdade.”

Da mesma indignação partilha o vereador sem pelouros Pedro Mascarenhas:

“Também quero demonstrar aqui o meu desagrado e tristeza pelo não convite para as cerimónias do 25 de Abril.

Esperava recebê-lo, esperava que os quatro vereadores que não têm pelouros estivessem presentes e tivessem sido convidados.

Assim não foi, espero ouvir do senhor presidente uma justificação, se a quiser dar, marcando também aqui a minha indignação por esse facto.”

Em resposta, o presidente da câmara, Benjamim Rodrigues, diz-se solidário com a posição dos vereadores e assume a responsabilidade do que diz ter sido uma “falha absurda” do gabinete de apoio:

“Quero dizer-vos que estou perfeitamente solidário com a vossa posição, assumindo responsabilidades por uma falha absurda do meu gabinete de apoio.

A verdade é esta. 

Houve uma falta de coordenação entre a assembleia que organizou as cerimónias e o convite formal que deveria ter sido feito pelo gabinete.

Perguntei o porquê e o gabinete assume essas culpas, assim como eu, enquanto responsável máximo.

Se me questionam se temos vergonha das pessoas ou se foi falta de respeito, eu tenho é que me sentir envergonhado por uma falha do meu gabinete.

Percebam que eu gostaria que vocês tivessem estado presentes e deveriam ter estado.”

A insatisfação dos vereadores sem pelouros do município de Macedo de Cavaleiros por não terem sido convidados para as celebrações do 25 de Abril, nas quais foram hasteadas as bandeiras ao som do hino nacional, mas sem discursos.

Escrito por ONDA LIVRE