Conheça as novas medidas para a quarta fase de desconfinamento

O Primeiro-Ministro António Costa anunciou, ontem, as novas medidas da quarta fase de desconfinamento que entram em vigor já amanhã.

A partir de sábado, o Governo decreta situação de calamidade, depois de Portugal ter passado por 15 períodos de estado de emergência.

Quanto às principais medidas para esta nova fase, destaque para os restaurantes, cafés e pastelarias, que por mesa poderão ter apenas seis pessoas no interior, e dez nas espalanadas, sendo que poderão funcionar até às 22h30.

Os espetáculos culturais poderão ter lugar também até às 22h30, e há luz verde para a abertura de fronteiras terrestres. Quanto aos casamentos e batizados, podem realizar-se com 50% da lotação, e todas as lojas e centros comerciais podem funcionar até às 21h durante a semana e até às 19h aos fins de semana e feriados.

Regressam as aulas de grupo em ginásios e podem voltar ao ativo todas as modalidades desportivas.

Ainda assim, há oito concelhos que não avançam para esta última fase de desconfinamento. Entre eles, está Miranda do Douro. Uma decisão que se prende com o facto de terem ultrapassado, pela segunda vez consecutiva, os 120 casos por 100 mil habitantes.

António Costa revelou ainda que a avaliação da situação será feita semanalmente e que o teletrabalho se mantém obrigatório, sempre que possível, até ao final do ano.

 

Escrito por ONDA LIVRE