“Maria Mãe de Deus e da Igreja” é a exposição que está patente no Museu de Arte Sacra, em Macedo de Cavaleiros, até ao dia 17 de outubro.
Inaugurada no mês de Maria, junta no mesmo espaço peças de Arte Sacra de todas as aldeias do concelho, como explica Antónia Morais, chefe de divisão responsável pelo setor:
“A exposição vai desde obras de pintura, escultura, artes gráficas e ourivesaria. É possível encontrar aqui peças de todas as aldeias do concelho. Temos arte desde o século XV até ao século XXI, é um fenómeno único. É uma forma de dar a possibilidade a todos os macedenses e turistas de visitarem esta exposição tão especial.”
A iniciativa resulta da parceria do Museu de Arte Sacra com a Unidade Pastoral da Divina Misericórdia, sendo que, acabou por se estender também à Unidade Pastoral de Santo Ambrósio e Unidade Pastoral do Espírito Santo. Uma ideia que embora parecesse quase impossível de concretizar, pode agora ser admirada por todos, considera Roberto Felipe, pároco desta Unidade Pastoral:
“Quando me procuraram para propor uma exposição das imagens de Nossa Senhora, surgiu o desafio. Questionei os funcionários se não gostariam de trazer imagens de todo o concelho, mas diziam sempre que seria muito difícil e complicado. Ainda assim, aceitaram o estímulo e começámos a trabalhar. Confesso, não foi fácil, mas foi muito divertido.”
E a título de curiosidade, algumas das imagens de Nossa Senhora expostas no museu saíram, pela primeira vez, da igreja ou santuário onde, habitualmente, estão patentes:
“A Nossa Senhora de Balsamão é um dos exemplos que nunca saiu do Santuário. Para a equipa do museu acaba por ser motivo de comemorar, porque a Nossa Senhora de Balsamão é muito querida. Vinha sempre uma réplica, portanto o desafio foi bem sucedido.
Também a Nossa Senhora do Freixo veio pela primeira vez, assim como a Nossa Senhora das Flores, da comunidade de Sesulfe, que é muito pesada e tem 1,80 de altura. São peças belíssimas, que vale a pena visitar.”
A exposição está dividida por três salas e comporta cerca de 70 peças. Cada imagem representa diferentes momentos religiosos, de forma a enaltecer a figura de Maria.
A entrada no Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros é gratuita e está aberto ao público de segunda até domingo.
Escrito por ONDA LIVRE