Os doentes com alergias alimentares, a medicamentos ou outras, já estão a ser vacinados contra a Covid-19 na Unidade Local de Saúde do Nordeste.
A referenciação é feita através do médico de família para administração da vacina na Consulta Externa da Unidade Hospital de Bragança.
Os utentes são sujeitos a um questionário prévio e fornecimento de informações gerias, para ser feito o agendamento da toma da vacina. Antes de a tomar, no dia marcado, são observados em consulta de Medicina Interna, para ser conhecida a situação clínica e averiguar eventuais riscos que possam advir da vacina. A administração da vacina é feita com apoio dos Serviços Farmacêuticos e equipa de enfermagem da Consulta externa e o período de vigilância é alargado.
Até 28 de maio foram administradas 142 doses da vacina, sendo que 70 destes doentes já tinham vacinação completa.
Em nota envidada às redações, a ULS do Nordeste informa que pessoas alérgicas são mais suscetíveis a desenvolver anafilaxia, uma resposta alérgica grave que necessita assistência médica imediata, daí a ser importante que a inoculação seja feita em meio hospitalar.
Escrito por ONDA LIVRE