Caso Giovani: estudante terá enviado mensagens a uma amiga dizendo que tinha levado uma pancada

Aconteceu ontem mais uma sessão de julgamento do caso Giovani Rodrigues. O jovem terá enviado uma mensagem pelo Facebook a uma amiga cabo-verdiana, que está em Boston, nos Estados Unidos, por volta das três e meia da amanhã, na noite em que tudo aconteceu. Giovani terá contado que levou uma pancada na cabeça. Estas mensagens foram agora dadas a conhecer pelo advogado de acusação. Os advogados de defesa têm agora oito dias para se pronunciarem e o tribunal pode não admitir as mensagens como provas no processo.

Durante a sessão de ontem, um dos advogados de defesa, Ricardo Cavaleiro, pediu um requerimento para que outro processo, que envolve duas testemunhas que estiveram presentes na noite dos acontecimentos, fosse também trazido para este caso, já que houve declarações completamente distintas:

“O depoimento da testemunha Valdo, também ofendido neste processo, é claramente antagónico. A testemunha disse ter sido agredida, pela testemunha Rogério, e inclusivamente, a teria derrubada ao solo e que aí teria continuado a ser agredida. A testemunha Rogério vem esclarecer, dizendo que ninguém caiu ao solo e que terá sido a testemunha Valdo que o agrediu. Estes factos estão a ser analisados noutro processo e entendemos que seria útil à descoberta da verdade que fosse junto este documento em que o Valdo é arguido”.

O tribunal não aceitou que este processo, já arquivado, fosse trazido para o caso Giovani. O julgamento dos sete arguidos acusados de estarem envolvidos na morte do jovem cabo-verdiano esteve parado durante dois meses e retomou a semana passada. Estão agora a ser ouvidas as testemunhas, que são cerca 90. A próxima sessão é segunda-feira.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)