Queda de granizo já afetou mais de dois mil hectares de vinha na zona do Douro

O granizo já afetou cerca de 2.200 hectares de vinha principalmente nos concelhos de Armamar, Lamego, Peso da Régua e Vila Real, segundo estimativas da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.

A primeira ocorrência de queda de granizo, chuva intensa e trovoada aconteceu a 31 de maio, afetando principalmente o concelho de Vila Real.

Novos episódios de mau tempo aconteceram na sexta-feira e no domingo, atingindo também os concelhos de Peso da Régua, de Armamar e Lamego, todos inseridos na Região Demarcada do Douro.

Carla Alves, diretora regional de Agricultura e Pescas do Norte, disse à agência Lusa que, até hoje, as estimativas apontam para que tenham sido afetados 2.200 hectares de vinha nestes quatro concelhos.

Em relação à produção de maçã, também uma cultura muito afetada pela intempérie, a responsável aponta para “prejuízos em cerca de 1.200 hectares de macieiras”, principalmente em Armamar, mas também em Lamego.

A diretora regional de Agricultura, Carla Alves, referiu que, na cultura da maçã, “cerca de 80 a 90% dos agricultores têm seguro de colheitas”.

Por outro lado, no caso da vinha, “só cerca de 15 a 20% dos agricultores têm seguro”.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Ansiães)