Alunos do 1º ao 3º ano de Macedo de Cavaleiros desenvolveram trabalhos que ensinam a “Crescer em Segurança”

Os alunos do primeiro ao terceiro ano, do 1º ciclo de ensino do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, desenvolveram uma atividade sob o mote “Crescer em Segurança”.

Com vários elementos que conseguiram reunir durante a investigação, e conseguindo trabalhar ao mesmo tempo várias disciplinas, formaram posters alusivos ao tema, como explica Alexandra Subtil, Coordenadora do Primeiro Ciclo do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros:

“O objetivo foi que os anos iniciais de ciclos iniciassem domínios de autonomia curricular, ou seja, fazer agrupamentos de algumas disciplinas para trabalharem um tema em comum.

Este ano, como eram o 1º, 2º e 3º anos, escolhemos a vertente Crescer em Segurança por se enquadrar no tema da saúde pública que estamos a passar.

Escolhemos um livro aglutinador que foi o “O Muro no meio do Livro” e, partir daí, convocamos os pais, a GNR, o Centro de Saúde, a CPCJ, os bombeiros e todos aqueles que tivessem algo relacionado com a segurança, para virem trabalhar connosco dentro da sala de aula, e mesmo nos momentos de confinamento trabalhamos online.”

Além do trabalho de sala de aula, também no exterior foi feita recolha de informação. E já há tema pensado para o próximo ano:

“Trabalhamos o Português, a Matemática, o Estudo do Meio, as Artes Visuais, a Música, o Drama e a Educação Física, tudo com o intuito de crescer em segurança e termos saúde.

Trabalhamos também a disciplina de Oferta de Escola que é o conhecimento do concelho, no âmbito da qual foram feitas visitas às localidades, onde foram recolhidas muitas coisas da tradição popular, do folclore e da alimentação. Juntamos também os temas da cidadania.

No próximo ano já se junta também o 4º ano e pensamos em trabalhar a interculturalidade, porque temos uma comunidade muito grande de estrangeiros, desde búlgaros, a franceses, espanhóis, ou seja, de oito ou nove países diferentes. Estamos também a pensar candidatar-nos a um selo internacional de interculturalidade e fazer um eTwinning também com países de origem dos meninos, para dar continuidade a este trabalho, até porque penso que é o único 1º ciclo do distrito que está a fazê-lo.”

Quanto aos mais novos, não escondem o entusiasmo enquanto apresentam o resultado final:

“Somos do 1º C.

Este trabalho é a nossa segurança, as nossas experiências e a história do livro. Fizemos aqui um puzzle e imagens.”

“Nós somos do 2º A.

É o trabalho referente ao livro “O Muro no meio do Livro” e trabalhamos as disciplinas de Matemática, Educação Artística e Cidadania e Desenvolvimento.

Fizemos um pictograma em que todos os alunos tinham um muro e diziam o que isso significava para eles.

Este tipo de trabalhos é muito interessante e queria repeti-lo.”

Domínios de Autonomia Curricular que começaram a ser desenvolvidos desde 2018, altura em que foi feita uma apresentação pública no Centro Cultural da cidade. Devido às medidas de contingência, a mostra deste ano decorreu na Biblioteca Municipal, apenas com professores e alguns encarregados de educação.

Escrito por ONDA LIVRE

IMG_8321  IMG_8330 IMG_8334IMG_8338