“Simbiose”, a exposição de arte urbana que pode visitar em Macedo de Cavaleiros até outubro

“Simbiose”, a exposição de arte urbana que pode visitar em Macedo de Cavaleiros até outubro

Até 7 de outubro, Macedo de Cavaleiros tem patente a exposição de arte urbana Simbiose.

As peças de escultura são da autoria do macedense Manuel Mesquita, que tem esta arte como hobbie há cerca de 10 anos, mas só há dois decidiu trazê-las para a rua, passando primeiro por Mirandela, a seguir Miranda do Douro e agora chegou a vez da terra natal.

Peças criadas a partir da reutilização de materiais como pedra e ferro, explica o artista:

“Temos uma peça que se chama Perspetiva porque remete para a perspetiva que damos aos materiais, a preocupação de pensarmos no fim que lhes damos antes de os atirar fora.

Pensei na questão das flores, feitas de uma forma mais bruta e tosca propositadamente porque até aquilo que parece aparentemente feito pode tornar-se em algo agradável.
Depois tenho outra peça que é a Vidas, feita com pedra da nossa região, aqui do Quadraçal, tem ferro, algum novo, outro usado, e representa as nossas vidas, nomeadamente o nascimento que surge de dentro e cria raízes. A pedra representa a raiz e os ferros somos nós na vida.”

Implícita na exposição está a preocupação ambiental de reciclar materiais, e é isso que o autor espera conseguir transmitir também a quem a visitar :

“Profissionalmente venho da área da construção e sei que os materiais têm uma grande pegada ecológica, na qual as pessoas nem pensam.

A construção polui bastante e há pouca sensibilidade para a sustentabilidade.
Então esta exposição serve um pouco para também chamar a atenção para esse aspeto.”

As peças estão em exposição na Praça dos Segadores e em frente ao Posto de Turismo.

Num futuro próximo virá para a cidade, e para ficar, uma terceira peça do mesmo artista. Trata-se de uma Pietà que vai ser colocada na rotunda em frente à Igreja Santa Maria Mãe da Igreja.

Escrito por ONDA LIVRE

smart

smart

smart

smart

smart

smart

smart

Relacionados