O Primeiro-Ministro António Costa anunciou, esta tarde, que Portugal Continental vai avançar para a última fase de desconfinamento já a partir do dia 1 de outubro, passando a estar em situação de alerta.
Sendo assim, podem abrir os bares e discotecas, sendo que os clientes terão de apresentar certificado digital de vacinação; terminam os limites de horários e os restaurantes deixam de ter limite máximo de pessoas por grupo. Deixa de haver limite de lotação em casamentos, batizados, comércio e espetáculos culturais, e já não será exigido o certificado digital em restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, sendo que será necessário apresentá-lo em viagens por via aérea ou marítima; visitas a lares e estabelecimentos de saúde e grandes eventos culturais, desportivos ou corporativos.
O uso de máscara é obrigatório em transportes públicos, lares, hospitais, salas de espetáculos, eventos e grandes superfícies, mas não é obrigatória nos recreios das escolas.
O primeiro-ministro avançou ainda que a Direção-Geral da Saúde vai atualizar, nos próximos dias, as normas sobre o confinamento.
Neste momento, Portugal tem uma taxa de vacinação completa de 83,4% da população.
Escrito por ONDA LIVRE