Caminhada interpretada leva caminheiros a percorrer amanhã 8km pela margem do Rio Azibo

Este sábado, os amantes da natureza vão poder desfrutar de uma caminha interpretada de 8 km pela margem do rio Azibo, no concelho de Macedo de Cavaleiros.

E o objetivo é claro: promover o desporto e o património natural, como explica Antónia Morais, Coordenadora do Geopark Terras de Cavaleiros:

“O geoparque organiza todos os meses uma caminhada interpretada e desta vez foi escolhido o PR 4, que tem início de percurso em Salselas e termina na Praia da Fraga da Pegada.

É um percurso com oito quilómetros, cuja dificuldade é média.

Temos um geólogo que acompanha a caminhada e vai explicando o que vai sendo observado ao longo do percurso, ao nível da biologia e geologia.

O objetivo do nossos programa de caminhadas, uma por mês, consiste não só em aliar um estilo de vida saudável para as pessoas que participam, como também divulgarmos o nosso património natural que é super rico, e por isso somos um geoparque global da UNESCO.”

A atividade está associada ao projeto Nove Passos, da CIM Terras de Trás-os-Montes:

“Associamos esta caminhada ao programa Nove Passos da CIM Terras de Trás-os-Montes, do qual consiste uma caminhada em cada um dos nove municípios que constituem a CIM-TTM.

Resolvemos dar início a este projeto porque é muito interessante e os caminheiros que participarem, por exemplo, em Macedo de Cavaleiros, podem levar o passe de Macedo e o seu passaporte carimbado.
Depois lançamos o desafio para que continuem a colecionar os passos, percorrendo os outros concelhos que compõe a CIM-TTM.”

O ponto de encontro é às 9h no Parque Municipal de Exposições, de onde arranca o autocarro, disponibilizado pelo município, até Salselas. O transporte também é assegurado para o regresso à cidade.

As vagas são limitada e as inscrições já encerraram.

Escrito por ONDA LIVRE