Esta sexta-feira, várias são as pessoas que correm às lojas para aproveitar os descontos da Black Friday, que em português quer dizer sexta-feira negra.
A prática nasceu nos Estados Unidos mas foi já adotada por vários países em todo o mundo.
A Black Friday acontece sempre na quarta sexta-feira do mês de novembro e é caracterizada por significativas promoções em muitos estabelecimentos comerciais, dando início à época de compras natalícias.
Por Macedo de Cavaleiros, também há quem esta sexta-feira tenha resolvido baixar os preços para atrair clientes.
Carla Borges vende sapatos e acessórios e os descontos podem chegar aos 50%:
“Há bastante adesão, as pessoas aproveitam para fazer as compras de natal, para ver as novidades e levam sempre um miminho para casa.
Vamos fazer sexta e sábado e os descontos podem chegar aos 50%.”
Paula Oliveira, de uma ótica em Macedo de Cavaleiros, conta a adesão é maior nas compras via internet:
Temos a loja toda com desconto e vamos prolongá-los durante mais alguns dias.
Notamos que as pessoas dão muita atenção de Black Friday online , aproveitando para comprar algumas coisas até para o natal.
Em loja física, não temos muita adesão.
Já Miguel Santos, que divide o negócio entre ótica e ourivesaria, tem vindo a aderir à Black Friday em ambos e continua a fazê-lo porquê tem corrido bem:
“Aderimos essencialmente porque tem corrido bem e é uma oportunidade das pessoas poderem adquirir produtos a um preço mais acessível e com um bom desconto, que no nosso caso vão até aos 40%.
A Black Friday é mais dirigida para a parte da ótica, até porque na ourivesaria não há margem para podermos ir tão além.
Já aderimos há alguns anos e temos notado que, de ano para ano, as pessoas aderem mais.
Nesta altura há muitas pessoas a perguntar se estamos a aderir à Black Friday ou não.”
Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Macedo de Cavaleiros, Paulo Moreira, que enquanto comerciante também adere à iniciativa, esta é uma boa oportunidade para o comércio, principalmente numa altura pós-confinamento:
“Acho que é uma oportunidade que temos de revitalizar um pouco o negócio que esteve estagnado durante o período Covid.
Aproxima-se aqui a época natalícia que também ajuda a ter alguma rentabilidade no negócio. A Black Friday traz uma mais-valia para dar às pessoas a oportunidade de fazerem algumas compras a preços convidativos.
Eu, como comerciante, achei importante aderir Black Friday online para abrir mercados para o exterior, e em loja física vou ter descontos na sexta-feira e sábado.”
A Black Friday inaugura também a época de compras de natal e os comerciantes dizem ter boas expectativas.
A um mês do natal, já estão delineadas as atividades que vão ser postas em prática para dinamizar o comércio em Macedo de Cavaleiros nesta quadra, deixa saber o presidente da associação comercial:
“A associação comercial vai investir, mais uma vez, nas montras de natal, também com o apoio do município, o que acaba por estimular o interesse dos comerciantes porque os prémios são convidativos e ajudam a minimizar o custo de realizar as suas montras. Aconselho também as pessoas a estarem atentas porque em breve a plataforma para se inscreverem para o concurso das montras vai ser divulgada, com algumas regras e alterações em relação ao ano passado.
Vamos ter também a campanha dos pais natais, animação de rua e algumas iniciativas associadas ao município.”
A Black Friday a abrir a época de compras de natal em Macedo de Cavaleiros, assim como em praticamente todo o mundo.
Escrito por ONDA LIVRE