Há novas medidas no combate à pandemia de Covid-19

Há novas medidas no combate à pandemia de Covid-19

António Costa anunciou ontem as novas medidas no combate à pandemia de Covid-19, numa altura em que os casos continuam a aumentar.

No dia 1 de dezembro, Portugal entra em situação de calamidade e várias medidas entram em vigor, entre as quais: as máscaras são obrigatórias em espaços fechados e todos os recintos sem excepções definidas pela DGS; o certificado digital é obrigatório no acesso a restaurantes, hotéis e alojamentos locais, eventos com lugares marcados, ginásios; é necessário teste negativo (PCR ou antigénio)​ em visitas a lares, a doentes em estabelecimentos de saúde, grandes eventos sem lugares marcados, recintos improvisados e recintos desportivos, discotecas e bares. Quanto à passagem entre fronteiras, o teste negativo é obrigatório para todos os voos que cheguem a Portugal.

A semana de 2 a 9 de janeiro será de “contenção de contactos”, uma vez que após o período de Natal e Ano Novo é previsível um aumento das infeções pelo novo coronavírus.

As aulas de todos os graus de ensino, exceto universidades, apenas recomeçam a 10 de janeiro, e esses dias serão compensados nas férias de Carnaval e na Páscoa. Creches e ATL também vão encerrar nesses dias.

Durante essa semana, também bares e discotecas estarão fechados e o teletrabalho é obrigatório, sempre que possível.

 

Escrito por ONDA LIVRE 

Relacionados