De um de janeiro a 15 de novembro desde ano, 23 mulheres foram mortas vítima de violência em Portugal e houve 50 tentativas de assassinato, das quais 40 dizem respeito a violência doméstica.
Os dados são do Observatório de Mulheres Assassinadas e da União de Mulheres Alternativa e Resposta.
Ontem assinalou-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Conta as Mulheres e em Macedo de Cavaleiros o dia foi assinalado com uma caminhada.
Organizada pela Junta de Freguesia, em associação com o Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica de Bragança (NAV Bragança), a iniciativa teve como objetivo sensibilizar para a problemática, até porque os números conhecidos são preocupantes, sustenta o presidente da junta, Sérgio Borges:
“O ideal seria que fosse a última neste âmbito, era sinal que não haveria mais violência nem necessidade de apelar a estas causa.
Não podemos virar a cara a estes dados, até porque no nosso distrito o número de vítimas de violência doméstica aumentou no último ano.Tendo em conta estes dados, decidimos juntarmos a esta causa e dizer não à violência.O laço branco significa mesmo isso, daí a apelarmos também a que todos viessem de branco para fazer uma grande onda branca contra a violência, para que seja vista pelas pessoas.”
Várias pessoas juntaram-se à iniciativa porque dizem perceber a importância de sensibilizar para acabar com a violência:
“Estou aqui presente porque acho que devemos aderir a estas causas, é bom sensibilizar as mulheres e a população em geral para estas situações, porque no tempo que vivemos já não deveria existir este tipo de violência contra as mulheres.
Todas as iniciativas são boas por isso mesmo.”
“Dizer ainda que isto não acontece só nas mulheres e não é só física, pois acontece também por meio de palavras e psicologicamente.”
“Conheço pessoas que já sofreram de violência doméstica e eu sou contra.
Acho que as pessoas deviam falar, não ter medo, mas há sempre quem tenha receio do que possa acontecer.
Nessas situações, as pessoas devem avisar alguém.”
“Acho que é sempre importante toda a população estar sensibilizada porque vemos tanto maltratar das pessoas que é importante estarmos sensibilizados e vermos os efeitos que a violência provoca.”
De acordo com o relatório anual da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, 74,9% das vítimas de violência registadas o ano passado em Portugal são mulheres, o que dá uma média de 24 por dia.
Para pedir ajuda ou denunciar casos de violência, pode contactar o núcleo de Bragança através do 273 300 570 ou então do 927703023.
Escrito por ONDA LIVRE