Caretos de Podence saem à rua para celebrar o 2º aniversário da elevação a património da UNESCO

Há dois anos, cantava-se vitória em Bogotá com a elevação das Festas de Inverno, Carnaval de Podence a Património Imaterial da Humanidade.

Os protagonistas da tradição, os Caretos de Podence, saíram à rua este domingo, e como se de entrudo se tratasse, fizeram soar os chocalhos para assinalar a data:

“Já tínhamos saudades.

Podence hoje em dia é, se calhar, a aldeia com mais importância a nível nacional. Temos visitantes de Norte a Sul do país, ilhas e um pouco de todo o mundo, que tal como os caretos, levam o nome de Podence, do concelho de Macedo e de Portugal além fronteiras.”
“Hoje foi um carnaval fora do normal, é melhor que nada, pois as saudades de chocalhar já são muitas.
Independentemente da pandemia, durante estes dois anos tentamos festejar sempre à nossa maneira, dentro dos possíveis.”

Uma chancela que prova a resiliência de um povo e que enche estes mascarados de orgulho, refere António Carneiro, presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence:

“É um grande orgulho para esta aldeia que conseguiu preservar esta tradição ao longo de séculos, e chegou ao de XXI.

É também um grande orgulho para toda a região de Trás-os-Montes e para Portugal.
Foi assinalar, acima de tudo, e manter a chama desta tradição viva, que é muito nossa e que vamos conseguir levar até às gerações vindouras.
A pandemia veio trazer uma nova motivação, e ao invés de nos virarmos mais para o exterior, viramos-nos mais para Podence, que é a aldeia mais colorida de Portugal e mais mediática, conseguindo atrair visitantes de Norte a Sul do país.
Fica o desafio para quem nunca veio a Podence que o faça no próximo Entrudo Chocalheiro, que queremos acreditar que será uma realidade.”

Dois anos que foram excelentes para o território, considera o vice-presidente da autarquia de Macedo, Rui Vilarinho:

“Foram excelente para o território, para a comunidade de Podence, acima de tudo, e para o concelho de Macedo de Cavaleiros.

Foi um prémio pelo trabalho desenvolvido por estas gentes ao longo de tantos anos, com muito esforço e dedicação, e estão todos de parabéns.
A autarquia está cá para ajudar a alavanca ainda mais tudo o que é nosso, e é com enorme orgulho e vaidade que temos de estar perante deste conceito diferenciador a nível nacional e internacional, que é termos a aldeia mais colorida e icónica do país.”

Daqui a quatro anos, a UNESCO fará uma avaliação ao selo atribuído a esta tradição.

Até lá, os mascarados continuam a gozar da distinção mundial, com esperança de que a pandemia deixe que já em 2022, a festa do Entrudo Chocalheiro possa acontecer nos moldes habituais.

Escrito por ONDA LIVRE

IMG-20211213-WA0001 IMG-20211213-WA0002

Fotos: Cortesia do Município de Macedo de Cavaleiros