Está dado o pontapé de saída para o programa “Dar CorAção à Vida”, da Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança (ADDB), inserido na candidatura “Bairros Saudáveis”.
“Dar CorAção à Vida” pretende prevenir e controlar as doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte no distrito de Bragança. Com base neste projeto há várias iniciativas pensadas, e a estreia aconteceu este fim de semana com a atividade “CorAção Mediterrânico”. Um showcooking com opções saudáveis para a quadra natalícia, como explica Margarida Pires, presidente da ADDB:
“Nada melhor do que fazer o lançamento com esta atividade. Aqui abordámos a alimentação mediterrânica e fizemos receitas de Natal saudáveis. Essencialmente, foram feiras substituições sem perder a tradição que esta dieta nos aconselha.”
E em 2022, muito se vai ouvir falar do “Dar CorAção à Vida”, que promete aguçar o gosto para a prática desportiva e para a alimentação saudável:
“A partir de janeiro vamos ter rastreios cardiovasculares, as sessões de educação para a saúde e a implementação de uma parque para a prática de exercício. Este é o ex-líbris do projeto, porque visa proporcionar a prática de atividade física ao ar livre. Será constituído na praça em frente à Associação, em Macedo. Depois, vamos regressar com a Feira da Saúde do Nordeste Transmontano e temos ainda pensado um Festival da Dieta Mediterrânica e um programa de rádio.”
A Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança tem um papel fundamental na diminuição deste tipo de doenças, ajudando a contribuir para uma maior literacia da saúde no seio da população transmontana.
Escrito por ONDA LIVRE