Dar a conhecer as áreas de investigação mais relevantes em cada um dos territórios é o objetivo do Catálogo de Investigação criado pelos cinco geoparques de Portugal com a chancela da UNESCO, em parceria com o Turismo de Portugal.
Uma forma de facilitar o trabalho de investigadores, refere Antónia Morais, coordenadora executiva do Geopark Terras de Cavaleiros:
“Pretendemos, com este catálogo, ser uma espécie de espelho e que os cientistas queiram visitar os Geoparques, tendo alguma informação sobre aquilo que podem esperar nos locais, como as matérias que podem via a investigar, os contactos dos próprios Geoparques, de forma a que possamos ajudar com as questões de alojamento e refeição. Queremos ser um veículo facilitador.”
Desta forma será possível atrair mais investigadores para o território:
“Ao trabalharmos em rede deveríamos ser um exemplo e foi daí que partiu a ideia de criar este catálogo que está também em inglês. Com isto queremos atrair estrangeiros e, com esta plataforma, eles conseguem saber tudo o que temos para oferecer.”
Por Macedo de Cavaleiros, os investigadores terão ao seu dispor um apartamento que vai permitir permanecer na região durante a realização dos diversos trabalhos. Esta é uma das novidades que fará parte deste catálogo de investigação, que já está disponível nos sites dos vários geoparques que integram a rede: Naturtejo Geopark, Arouca Geopark, o Geoparque Açores, o Geopark Terras de Cavaleiros e o Estrela Geopark.
Escrito por ONDA LIVRE