Entrudo Chocalheiro de Podence regressa este ano aos quatro dias de atividades

O Entrudo Chocalheiro de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, está de volta em 2022, com quatro dias de atividades e numa versão mais próxima do que era habitual antes da pandemia.

De regresso estão atividades como a Ronda das Tabernas, o Pregão Casamenteiro e os Caretos à Solta, privilegiando tudo o que puder ser feito ar livre, como explica o presidente dos Caretos, António Carneiro:

“O Entrudo Chocalheiro está de volta mas com ajustamentos, dada a situação da pandemia. O foco nestas atividades é ser tudo ao ar livre.

Passeios de BTT, caminhadas e os caretos, que sendo os grandes anfitriões destes carnaval mais genuíno de Portugal, estão de volta às ruas de Podence.

Em 2020 iniciou-se a pandemia e em 2022 queremos assinalar o fim dela.”

Outra das alterações está no chocalhar que, este ano, vai ter de ser mais recatado, mantendo alguma distância.

Ainda assim, os Caretos estão satisfeitos por poder voltar a celebrar o entrudo:

“Foi com grande alegria, principalmente para a comunidade emigrante descendente de Podence que estava expectante para se poder voltar a trajar.

Vamos manter o distanciamento e cumprir o que a Direção-Geral da Saúde impõe nestas situações.”

A CIM Terras de Trás-os-Montes recomenda que até ao dia 15 do próximo mês não se realizem eventos que possam concentrar um grande número de pessoas, devido à pandemia.

Benjamim Rodrigues, presidente da autarquia de Macedo, não receia que o Entrudo Chocalheiro possa constituir um risco de propagação do vírus:

“Não, de forma alguma.

Existe já uma abertura de todo o mundo às pessoas, para que possam frequentar discotecas, estádios, e aqui não é o caso. O recinto é aberto e as atividades espalham-se por vários hectares. Portanto, não haverá esse risco e nem espero que haja surtos. 

Neste momento temos uma baixa de casos ativos e acredito que dentro de quinze dias, quando se vai realizar o carnaval, os casos serão escassos.

O nosso papel é o de apelar às pessoas para que se consciencializem de que devem manter as normas de segurança.”

Já o desfile de carnaval noturno na cidade não se vai realizar, confirma o presidente:

“Esse sim, seria um evento que traria muita proximidade e contacto com as pessoas.

Aí teríamos responsabilidade e o que pudermos controlar, controlamos.”

O Entrudo Chocalheiro comemora-se na aldeia de Podence de 26 de fevereiro a 1 de março, este ano sem espetáculos musicais noturnos em tenda fechada.

Ao longo dos quatro dias vai haver ainda geo-cruzeiros em embarcação ecológica pela Albufeira do Azibo, mercadinho tradicional, animação de rua, visitas ao território, entre outras atividades, terminando as festividades com a habitual Procissão da Queima e a Queima do Entrudo.

Confirma o cartaz em baixo.

Escrito por ONDA LIVRE

273838099_5132576483469019_7459407599530465189_n