As inspirações no Entrudo Chocalheiro também já chegaram à cozinha.
Os afamados de Podence dão agora nome a um prato de bacalhau que foi pela primeira vez servido ao público durante este entrudo, numa das típicas tabernas presentes na aldeia.
O Bacalhau à Careto é criação do também careto Manuel Martins, que é natural de Podence e chef de cozinha num restaurante perto da Serra da Estrela.
Durante os últimos quatro meses dedicou-se a criar este prato, e fora o bacalhau que vem da Islândia, tudo o resto são produtos da terra:
“É um lombo de bacalhau, com azeite perfumado com ervas aromáticas daqui, leva uma cama de grelos e batata esmagada, e depois é só um empratamento diferente.
O grelo, as batatas e as ervas aromáticas são daqui. Levantei-me às 7h para ir procurar ervas pelo monte fora. O azeite perfumado, por exemplo, demora três horas a fazer, em lume brando.
Os produtos têm de ter qualidade e eu só trabalho com isso.”
Em tempos, os pratos com que Manuel Martins lidava eram outros. Durante 20 anos foi Dj, ofício que acabou por substituiu pela culinária.
Os truques deve-os à mãe e há segredos que não se revelam.
Quanto ao Bacalhau à Careto, é um exclusivo de Podence:
“Este prato foi criado só para Podence, para os caretos.
A receita é segredo e fica só comigo.
Desenvolvi-a durante quatro meses e, por isso, não revelo.”
O Bacalhau à Careto é mais uma das inspirações a que estes mascarados, que são património da UNESCO, dão nome, criado por um filho da terra.
Escrito por ONDA LIVRE