Município de Mogadouro lança apoio para a atividade agrícola e pecuária

O município de Mogadouro implementou um apoio à atividade agrícola e pecuária. Além disso, os encargos obrigatórios com a sanidade animal vão ficar a custo zero para os criadores do concelho de Mogadouro.

Os custos serão suportados pela câmara municipal, sendo que o executivo, liderado por António Pimentel, está a tomar a agricultura e a pecuária como algumas das grandes prioridades naquele território.

Segundo explicou o presidente do município, o investimento deverá ultrapassar os 30 mil euros e também serão abrangidas outras raças de animais que até aqui não eram:

“A câmara entendeu apoiar nesse campo. O apoio rondava os 70% e agora assumimos os 100% com os custos da sanidade animal. Era só para ovinos, bovinos e caprinos e estendemos a outras espécies, como cunicultura e suinicultura. O produtor paga o ADS e depois vem receber à câmara municipal.”

Ainda neste âmbito, com a entrada em vigor do Regulamento de Apoio à Iniciativa Empresarial e Económica, nas áreas agrícola e pecuária, o município também vai ajudar financeiramente os agricultores no que toca à preparação de terrenos e à plantação de olivais, vinhas, amendoais e pomares:

“Há duas situações: se o projeto é financiado em 85%, o agricultor não paga nada; se for financiado em 50% pagamos 15% e o agricultor paga 35%. Não tendo projetos aprovados majoramos 5% e o agricultor recebe 20% da despesa efetuada com a preparação dos solos e plantações. Temos como limite mínimo um hectare e limite máximo 10 hectares.”

O presidente da câmara assume que estas medidas são, para já, mais importantes que as obras. O regulamento e os formulários de candidatura a estes apoios, na área da agricultura e da pecuária, já estão disponíveis na página web do município de Mogadouro.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)