A distinção, criada pelo Ministério da Educação, visa reconhecer projetos no âmbito da estratégia de Educação para a Cidadania na Escola, selo que já o ano passado foi atribuído à escola profissional de Macedo.
Este ano o tema é “Os Oceanos e a água” e o presidente da instituição, Armando Queijo, conta que atividades estão programadas para integrar na candidatura. A primeira aconteceu ontem:
“O tema é “Os Oceanos e Água” e a nossa candidatura, que sendo única, engloba três momentos distintos.
O primeiro passa pela realização de uma peça teatral intitulada “A gotinha de água” que se destina aos alunos de 1º e 2º anos do concelho de Macedo de Cavaleiros.
O segundo momento é mais no âmbito estético e escultórico, no qual os nossos alunos estão a criar um barbo, que é um peixe paradigmático da barragem do Azibo, de grandes dimensões, que vamos colocar à entrada da Praia da Ribeira, para sensibilizar as pessoas para a importância da preservação do meio ambiente e da água.
O terceiro momento será a pintura de sargetas, algumas da cidade, que levarão inscrições de forma a chamarem a atenção das pessoas para a sensibilização do ambiente e da preservação da água.”
Ser reconhecida com selo Escola Gandhi é demonstrativo das boas práticas da escola e traz mais responsabilidades:
“Acarreta maiores responsabilidades até porque o Ministério da Educação e a Direção-Geral da Educação valorizam muito este trabalho e este prémio, tanto é que o ano passado teve a presença do sr. Primeiro Ministro na cerimónia de entrega do galardão.”
E no caso desta escola, as boas práticas não se ficam por aqui:
“Fazemos também parte de um outro projeto, o Eletrão, que consiste na recolha de eletrodomésticos que não são necessários, que estão fora de circulação, e que remetemos para serem reciclados, e aí até temos uma pequena vantagem financeira que estimula.
Estamos sempre muito preocupados com a preservação do meio ambiente, a educação para a cidadania é um projeto transversal a todos os cursos e anos, e em todas as disciplinas os professores têm de dedicar pelo menos dez aulas para este tema.”
O resultado da candidatura é conhecido em outubro ou novembro.
Escrito por ONDA LIVRE