O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, Alfredo Castanheira Pinto, foi homenageado na cerimónia do 20º aniversário da União da IPSS do Distrito de Bragança, na qualidade de fundador e primeiro presidente da união.
Uma homenagem que dedica a todos que o tem acompanhado ao longo dos anos:
“Fiquei um pouco comovido e emocionado.
Não tinha conhecimento de nada, fui apanhado de surpresa, e quando assim é ficamos bloqueados e não consegui dizer aquilo que deveria ter dito, mas agradeci a homenagem que me foi prestada.
Esta homenagem é para todos aqueles que comigo colaboraram ao longo destes anos todos, pois também merecem. “
Alfredo Castanheira Pinto conta que há 20 anos, quando fundou a União das IPSS do distrito, as dificuldades com que estas intuições se deparavam não eram tantas como as que existem atualmente:
“Antigamente até era relativamente fácil, agora é complicado.
A parte económica era complicada, as despesas são muitas, os rendimentos são poucos, os acordos de cooperação não são atualizados, os salários mínimos vão aumentando todos os anos e não sei o que será das instituições.
A UIPSS ajuda as IPSS, que são filiadas, naquilo que elas precisam.
Ainda bem que está entregue a uma pessoa com inteligência e sabedoria para desenvolver este trabalho, que é a Dr. Paula Pimental, que me sucedeu.”
Na cerimónia de 20 anos da UIPSSDB foi ainda homenageado Nuno Fernandes, presidente do Aeroclube de Bragança, que ofereceu uma carrinha de nove lugares à UIPSSDB.
Escrito por ONDA LIVRE
Fotos: Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros e União IPSS do Distrito de Bragança
Na foto: Nuno Fernandes, Presidente do Aeroclube de Bragança