O maior evento de promoção ao vinho produzido no Douro Superior está de regresso em 2022 a Vila Nova de Foz Côa, depois de dois anos sem acontecer devido à pandemia.
Concurso de vinhos, colóquios e provas comentadas são só algumas das sugestões do programa de três dias, que nesta nona edição vai contar com a presença do renomado Master Of Wine brasileiro Dirceu Vianna Junior.
O objetivo é atrair cada vez mais produtores, refere o presidente da autarquia de Vila Nova de Foz Côa, Paulo Sousa:
“Vamos ter colóquios, provas de azeite e vinho, mas a nossa preocupação é atrair cada vez mais produtores, até porque há cada vez mais que estão certificados e fazem questão de estar presentes.
Na edição anterior tivemos à volta de 85 stands, este ano queremos ultrapassar os 100.
Vamos ter também provas comentadas, jornalistas, revistas da especialidade e acredito que vamos ter muita gente, porque a qualidade impera aqui.”
Além do vinho, outros produtos vão estar em destaque, como é o caso do azeite, que vai até ser objeto de uma prova comentada:
“O azeite é muito importante e vamos dar aqui umas pitadas da parte gastronómica.
Os restaurantes também vão dar o seu contributo, aumentámos o dobro de lugares para que as pessoas possam fazer uma refeição sentada, passámos de 30 para 150, e depois haverá outros stands que estão com os tais sabores.
Temos a preocupação de monstra o nosso queijo, enchidos e tudo aquilo que de bom se faz no território, assim como o azeite, que é muito importante. Embora não seja um festival direcionado a ele, penso que o casamento com o vinho é sempre muito interessante porque são ambos produtos de excelente qualidade.”
Com o surgimento da pandemia, a capacidade hoteleira do concelho de Vila Nova de Foz Côa aumentou significativamente. Mesmo assim, devido à feira, já não está fácil encontrar onde dormir:
“Passámos de 10/12 para 40/50, no espaço de um ano e meio.
Claro que num alojamento local o número de camas não é muito elevado, mas podemos dizer que aumentámos num terço o número de camas que dispomos no concelho.Neste momento já é muito difícil reservar um alojamento para estes dias. Há no Douro Superior outros municípios que poderão dar o seu contributo, até porque esta noção de território é muito importante para nós.”
O 9º Festival do Vinho do Douro Superior acontece de 27 a 29 de maio no Expocôa e a entrada é livre.
A animação também vai estar presente no certame, a cargo do grupo Sons do Minho na sexta-feira e HMB no sábado.
A organização é da autarquia de Vila Nova de Foz Côa e a produção da revista Grandes Escolhas.
Escrito por ONDA LIVRE