De amanhã até domingo, a saúde vai estar em destaque em Macedo de Cavaleiros

De amanhã até domingo, a saúde vai estar em destaque em Macedo de Cavaleiros

Arranca esta sexta-feira a sexta edição da Feira da Saúde do Nordeste Transmontano, em Macedo de Cavaleiros.

O certame, que não acontecia há cinco anos, tem como objetivo promover hábitos de vida saudáveis, para desta forma prevenir o aparecimento de doenças, explica a enfermeira Margarida Pires, da organização:

“A feira da saúde é organizada para nos centrarmos no conceito saúde, nos determinantes da mesma e de expormos às pessoas toda esta panóplia de situações em que têm que saber lidar e escolher, assim como aumentar a literacia que têm no âmbito da saúde, para as suas vivências serem mais saudáveis.

Este tipo de evento serve para que as pessoas se centrem mais na prevenção para não ficarem doentes. “

O tema central deste ano são os problemas cardiovasculares e em destaque vai estar também a dieta mediterrânica.

Vão estar presentes cerca de 60 entidades e produtores locais, de várias áreas:

“Conseguimos juntar o público e o privado, no que diz respeito a entidades de saúde.

Demos abertura às medicinas alternativas, para que cada um saiba o que escolher e como escolher, a parte da formação de alunos, com o Agrupamento de Escolas de Macedo e a Escola Profissional Jean Piaget, que vão dar destaque à alimentação e à dieta mediterrânica.

Abrimos a oportunidade para os produtores locais também estarem presentes.”

Vai haver ainda rastreios gratuitos e um espaço dedicado às crianças:

“Na parte dos rastreios, queria alertar as pessoas para não perderem esta oportunidade pois vai haver daqueles a que as pessoas já estão habituadas, como de glicémica capilar, colesterol, avaliação de tensão arterial, mas destaco outros como os eletrocardiogramas e espirometrias (que tem a ver com a capacidade pulmonar).

Em relação às crianças é importante a parte lúdica e de atividade física. A atividade Tik Tok Tar vai consistir numa dança na qual as crianças se irão movimentar e teremos ainda o espaço criança.”

A animação também vai estar presente no certame, com destaque para o programa Feiras e Festas da Rádio Onda Livre no sábado à noite, a partir das 21h30, com a participação de Cristiana Pereira, Luís Manuel, Manuel Campos e Lucy Teixeira.

A feira está inserida no projeto Bairros Saudáveis, é organizada pela Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança com a colaboração de várias entidades parceiras.

O certame decorre até domingo, no Parque Municipal de Exposições, e a entrada é gratuita.

Escrito por ONDA LIVRE

279695952_5020503564653409_4921261844597193464_n-1

Relacionados