PSD de Macedo contra encerramento do infantário de Podence

A Comissão Política Concelhia do PSD de Macedo de Cavaleiros está contra o encerramento do Jardim de Infância da aldeia de Podence, situação que na passada terça-feira levou a que os pais das 14 crianças que frequentam aquele estabelecimento, assim como alguns habitantes, se juntassem em forma de protesto em frente à escola.

José Madalena, presidente da concelhia do PSD, não concorda que a visita de turistas represente perigo para as crianças e critica a construção de casas de banho públicas dentro daquele espaço:

“Não tem pés nem cabeça. Basta estar no local com alguma frequência para perceber que há fluxo de pessoas mas ao fim de semana, altura em que a escola está fechada.

Sujeitar as crianças que vem de lugares mais remotos e já trazem 40 minutos de viagem em cima, através de estradas sinuosos, acrescentar-lhes mais 20 minutos até chegar a Macedo, penso que é uma situação indesejável para crianças tão pequenas.

Foi a própria câmara a promover alguma, chamemos-lhe insegurança, quando coloca casas de banho públicas dentro do espaço que é da escola.

A câmara deveria ter pensado em outra solução, pois há terrenos disponíveis, ao invés de sacrificar uma escola que é importante mantê-la.

Entendemos que, sendo até uma das aldeias com maiores perspetivas, dada a marca forte que são os Caretos de Podence, de fixar artesãos e possivelmente alguns jovens casais, é um passo completamente errado encerrar esse jardim.”

Quanto ao projeto que existe para a criação de uma Oficina do Careto naquele edifício, José Madalena diz existirem outras alternativas para a sediar:

“Penso que a câmara está a sacrificar o bem-estar das crianças para um projeto que é bom mas que tem alternativa. Se há intenção de criar uma escola de artes, há espaços disponíveis, até oferecidos gratuitamente, neste caso por uma família de Podence, por um período de 20 anos sem encargos, e que a câmara teria simplesmente de pensar em uma outra localização.”

Uma situação que o presidente da concelhia do PSD de Macedo de Cavaleiros espera que ainda seja revertida:

“Tudo é possível desde que haja vontade política para isso.

Recordo que no passado já estive envolvido em lutas que à partida estravam perdidas e que depois se reverteram, como foi o caso da urgência do hospital.

Quando há vontade política e quando a este ponto se consegue convencer os decisores das virtudes dos nossos argumentos, de facto tudo é possível.

Penso que neste momento ainda o é e os pais certamente que vão continuar a lutar.”

A posição do PSD de Macedo de Cavaleiros sobre o encerramento do infantário de Podence, frequentado atualmente por 14 crianças de várias aldeias daquela zona do concelho macedense.

Recordo que sobre este assunto, a autarquia de Macedo respondeu, numa nota enviada às redações, que o fecho daquele jardim de infância “visa proteger o superior interesse das crianças”, criando melhores condições de “proteção, segurança e sociabilização”.

As crianças passarão a frequentar o ensino pré-escolar na sede de concelho.

Escrito por ONDA LIVRE