Estradas Bragança-Puebla de Sanábria e Bragança-Vinhais vão avançar

São duas das cinco ligações transfronteiriças incluídas no Plano de Recuperação e Resiliência, que já foram contratualizadas.

A garantia foi deixada pela secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, que entende que se fez justiça com o território:

“Estão todas bem encaminhadas, os contratos já foram feitos, entre a estrutura de Missão Recuperar Portugal e as entidades beneficiárias, quer intermediárias quer finais, e além disso, no caso particular desta ligação, também já foi lançado o concurso para o projeto e está tudo a andar.

Terá de ser uma realidade porque o programa de recuperação e resiliência tem metas muito apertadas e intransigentes.

Finalmente fez-se justiça para este território que precisa desta ligação já há muito tempo.”

A estrada Vinhais Bragança está, atualmente, em consulta pública. Em relação à ligação a Espanha por Sanábria será lançado concurso para o projeto:

“O contrato foi assinado entre a CCDR-N e a Estrutura de Missão Recuperar Portugal, e depois entre a CCDR-N e o município de Bragança que irá operacionalizar e será lançado também o concurso para os projetos que é preciso fazer.

Até há muito pouco tempo estas estradas eram um desejo e hoje são uma realidade porque há dinheiro para o fazer, há vontade e está já contratualizado por todas as partes.

O presidente da câmara municipal de Bragança também é parceiro neste processo e já assinou todo este contrato.

No caso de Vinhais é a Infraestrutura de Portugal por ser uma estrada da competência deles.”

Declarações da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional em Vinhais no dia do município, 20 de maio. Nas comemorações dos 769 anos de atribuição do foral foram inauguradas três obras no valor global de 800 mil euros, com destaque para o interface de transportes.

Além do Interface de Transportes no valor de 670 mil euros, foi ainda inaugurado um Parque de Jogos e Lazer do Bairro dos Cabeços e a beneficiação da rua Dr. Álvaro Leite.

Decorreram ainda vários concursos, que celebraram as raças autóctones do concelho de Vinhais e houve também espetáculos e chegas de touros.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)