A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) desmantelou um matadouro ilegal numa exploração pecuária em Torre de Moncorvo.
De acordo com uma nota da autoridade, naquele local, não licenciado para o efeito, procedia-se ao “abate de animais de forma ilícita, camuflada e sem condições de higiene adequadas”. Os animais também não eram sujeitos a inspeção sanitária obrigatória para verificação de eventuais doenças.
No decorrer da operação de fiscalização, levada a cabo por uma Brigada da Unidade Regional do Norte, da Unidade Operacional de Mirandela, foram apreendidas 17 carcaças de cordeiro e diverso material utilizado para o abate dos animais, nomeadamente facas, brincos, cutelos e uma balança digital. O valor total da apreensão é de 950 euros.
Foi instaurado um processo-crime por abate clandestino e suspeita de utilização de carimbo falso.
De acordo com a mesma nota, a ASAE dá ainda conta de que foi possível “verificar a existência de uma carcaça de cordeiro numa arca de refrigeração que ostentava o carimbo de um estabelecimento de abate, havendo indícios da contrafação das marcas oficiais usadas pela instituição sanitária”.
Fotos: ASAE
Escrito por ONDA LIVRE