Estão a ser feitas obras de infraestruturação na zona industrial de Macedo de Cavaleiros no valor de um milhão de euros.
Trata-se da segunda fase do projeto que está a conferir as melhorias necessárias para a instalação de empresas em lotes que ainda não estavam dotados com esses serviços e acessos, e por isso ainda não foram ocupados, explica o vereador da Câmara Municipal de Macedo, responsável pelas obras públicas, Paulo Rogão:
“Estamos a dotar aquela zona de saneamento, água, iluminação e pavimentação de ruas.
Eram infraestruturas que faltavam naquela zona industrial, motivo pelo qual aquela área tem poucos investidores instalados.
Não obstante de no passado os executivos anteriores terem atribuído esses lotes, eventualmente os investidores não os ocuparam precisamente por faltarem essas infraestruturas.
Estamos em crer, que assim que estiver concluído, os investidores ou vão concretizar os investimentos a que se propuseram, ou então os lotes ficarão disponíveis para uma nova atribuição.
Estamos a ser rigorosos no cumprimento dos prazos que estão no regulamento de atribuição de lotes da zona industrial, no sentido de, o mais depressa possível, logo que estejam atribuídos, possamos dar cumprimento aos investimentos propostos.”
Os investidores, alguns do concelho outros de fora, vão agora ser consultados para perceber se mantêm ou não interesse nos lotes.
Quanto à ampliação da Zona Industrial de Macedo de Cavaleiros, Paulo Rogão deixa saber que está em curso um projeto de execução de uma primeira unidade que comporta cerca de 20 hectares:
“A ampliação da zona industrial é um processo diferente deste.
Está dividida em unidades de execução, decidimos iniciar uma primeira unidade, que á a número quatro, com aproximadamente 20 hectares e, neste momento, está o projeto de execução entregue a um projetista com a vista a fazermos as infraestruturas dessa zona, para que possamos também atribuir esses lotes.”
O vereador explica ainda que os lotes desta nova área vão ser adaptados às necessidades de cada investidor:
“Os lotes vão ser feitos à medida das necessidades dos promotores.
Enquanto esta zona industrial está compartimentada com lotes, com determinadas áreas, esta nova unidade de execução é bruta e os lotes serão constituídos à medida do investidor. Se ele chegar aqui e nos disser que precisa de um lote com cinco mil metros quadrados, constituiremos um com esse tamanho.
Tem havido procura de pessoas que querem investir na Zona Industrial de Macedo.”
As obras desta segunda fase de infraestruturação da zona industrial deverão estar concluídas em setembro.
Foto: Município de Macedo de Cavaleiros
Escrito por ONDA LIVRE