Feira Franca Porca de Murça regressa com novidades

A Feira Franca Porca de Murça está de regresso com algumas novidades, depois de dois anos parada devido á pandemia.

Este ano o Município de Murça apostou numa nova data, não em maio, mas em julho, para atrair mais visitantes, brindar com os emigrantes e um certame ao ar livre, como refere o presidente da Câmara Municipal Mário Artur Lopes:

“Tem um formato em que a base é idêntica àquela que era praticada antes, mas tivemos uma alteração do local e da data. O local deixou de ser no Pavilhão Gimnodesportivo de Murça e passou a ser no meio da zona histórica da vila, para aproximar as pessoas da feira e a feira das pessoas. Também a data foi alterada. É uma experiência que nós queremos que tenha sucesso, para ser efetuada por boa vontade da comissão de festas, uma festa religiosa e lúdica, com a feira franca promovida pelo Município.”

O certame pretende mostrar e promover o melhor da produção local e valorizar as principais atividades económicas do concelho:

“ Valorizamos vinhos e azeites que engarrafamos, na doçaria e na gastronomia que, no fundo, levamos a cabo, e vamos dar a todos que nos visitam a oportunidade de experimentar e de valorizar.

Aquilo que pretendemos é que haja aqui uma formação de energia muito positiva, para que Murça, numa altura em que as pessoas estão com uma pré-disposição diferente para se divertirem e encontrarem, possam aqui ter um momento alto de convívio e dinâmica social no nosso concelho.

Está tudo programado para serem à volta de 60 expositores.

Vamos ter duas praças, uma com expositores mais ligados ao artesanato e às mostras que normalmente ocorrem neste tipo de situações, e temos outra praça com produtores engarrafadores, vinhos e azeites, e ainda uma com restauração. Vamos ter outro espaço onde acontecem os momentos de baile e arraial.”

Três dias de feira e festa:

“ No dia 8 temos a famosa Rosinha, no dia 9 temos a Sara Santin, no morro de São Domingos, e no dia 10 Syro.

Aquilo que nós queremos é que, acima de tudo, as pessoas possam ter momentos de grande emoção e muita gente no meio da nossa zona histórica.

Murça está muito bem localizada, está a uma hora do Porto, 15 minutos de Vila Real e 15 minutos de Mirandela.

Aquilo que se pretende é que a Feira Franca possa ter um alcance maior e envolver outro tipo de pessoas da nossa comunidade, os emigrantes também começam a vir para as suas terras, para passar aqui alguns dias, e vão ter oportunidade de visitar.”

 

 

A Feira Franca Porca de Murça decorre em simultâneo com as festas da vila em honra do Senhor dos Aflitos e São domingos.

Escrito por ONDA LIVRE

Cartaz-100 Flyer