Até agora as aulas aconteciam em diferentes espaços da cidade.
O local escolhido foi a antiga Casa do Professor, avançou a vereadora do município de Macedo de Cavaleiros, Sónia Salomé:
“ O próximo ano vai arrancar com essa novidade. Vamos ter um local destinado só a eles, instalações novas, onde espero que sejam mais felizes do que são agora.
Vai ser na antiga Casa do Professor, antiga escola primária. Apesar da universidade sénior estar aberta há algum tempo, não tinha instalações só para eles, onde pudessem dinamizar as atividades com melhores condições.”
A novidade foi avançada à margem da cerimónia de encerramento do ano letivo da Universidade Sénior de Macedo de Cavaleiros.
E se para muitos as férias são o melhor momento do ano, para estes alunos nem tanto:
“ Nem me fale em férias pois isso para mim vai ser uma tristeza muito grande. A universidade obrigava-me a sair de casa, a caminhar, depois começo a isolar-me e isso é um problema.”
“Vou ter muitas saudades porque estava habituado a passar alguns bons momentos com os colegas e agora vai ser mais difícil.”
“Vou sentir saudades. Entrei há uns meses e aqui temos boas companhias. Gosto de conviver porque as pessoas não se aborrecem e continuam a viver na mesma alegria do que quando éramos mais jovens. Isso não tem idade.”
Um ano marcado pelo regresso das atividades à forma presencial, o que para Eduarda Guimarães, membro da coordenação da Universidade Sénior de Macedo, já fazia falta a estas pessoas:
“Apesar dos inícios e recomeços, de todas as dificuldades, conseguimos levar o barco a bom porto. Concluímos o ano escolar, cumprimos as atividades que tínhamos programadas para este ano, e isso é uma alegria imensa, poder ver os nossos alunos a recuperar a sua liberdade e a força de viver.
Houve momentos marcantes, como a mais bela canção de Natal que organizámos e passou via rádio, não podia deixar de referir o quinto encontro de universidades seniores, onde se puderam reencontrar alunos de outras universidades.
Fomos convidadas para participar num festival no mês de agosto.”
O fim do ano letivo 2021/2022 para os alunos da Universidade Sénior de Macedo de Cavaleiros, marcado pela novidade de que vão ter instalações próprias, já no retomar das aulas.
Escrito por ONDA LIVRE