O presidente da autarquia de Macedo de Cavaleiros defende que a constituição dessa escola seria importante para dar competências aos profissionais locais:
“Precisamente para combater esse esvaziamento demográfico e para darmos competências à região, para que tenhamos pessoas capazes de integrar essas forças e grupos, nomeadamente bombeiros. A Associação Humanitária dos Bombeiros tem estado deficitária por vários desafios e outras atratividades, e por isso temos de as criar para dar competências a esses profissionais.”
E garante que já foram dados alguns passos nesse sentido:
“Já reunimos com os institutos, já manifestamos o nosso interesse em constituir essas escolas e cursos, em estreia colaboração com os maiores interessados e responsáveis que é a Associação dos Bombeiros e os seus dirigentes.
Tem que haver disponibilidade, não só da parte da federação de bombeiros, mas também o o Governo tem parte. Tem de haver também uma disponibilidade por pare das instituições de ensino superior para constituir essas escolas profissionais.”
Neste momento já existe uma equipa operacional no concelho, composta por cinco elementos, e poderá no futuro surgir outra.
Também para Macedo de Cavaleiros está prevista a criação de uma Base para Bombeiros Sapadores Florestais, que a concretizar-se, será a primeira do distrito de Bragança.
Escrito por ONDA LIVRE