Freixo de Espada à Cinta começou processo de certificação da seda, a única 100% artesanal da Península Ibérica

Para já, pretende-se a certificação nacional mas o objetivo é ir depois além-fronteiras, deixou saber o presidente da Câmara Municipal de Freixo, Nuno Ferreira:

“ Começamos agora o processo de certificação a nível nacional e queremos levá-lo depois a nível internacional. A prova disso é todo trabalho que já está em curso para a geminação com Nagasaki e também com a China, nomeadamente com Macau.

Entendemos que cada vez mais é uma forma de potenciarmos a nossa história, a nossa cultura, afirmando com muito orgulho a nossa identidade que é Freixo de Espada à Cinta.”

 Além da seda, Nuno Ferreira quer apostar mais na promoção de outros produtos endógenos do concelho:

“ Como é questão do vinho, da azeitona, da amêndoa e da laranja, por exemplo.

Nós temos vinhos que são sobejamente conhecidos, têm prémios nacionais, europeus e mundiais. É a economia local que está em causa.

O município faz uma clara aposta nos produtos endógenos indo a todas as feiras internacionais onde podem ser promovidos os produtos endógenos. Temos ido a todas as feiras espanholas, mas também fomos agora convidados para estar presentes em Vila do Conde na maior feira de artesanato, porque ganhamos o prémio de autarquia do ano em Lisbon Awards com a seda. 

Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, defende que dada a localização transfronteiriça de Freixo de Espada à Cinta, a aposta deve passar por internacionalizar os produtos ali existentes:

“ Nós temos de aproveitar o mercado ibérico como porta de entrada crescente no espaço europeu. Este território é totalmente transfronteiriço, sendo também um território predominantemente agrícola e com produtos únicos e de tanto valor.

Esta internacionalização é importante para a atividade agrícola mas também para todos os setores de atividade aqui em Freixo de Espada a Cinta, pois têm que ser potenciados com esta proximidade a Espanha. Este é verdadeiramente o caminho, um caminho de assumir, não uma interioridade, mas sim uma centralidade naquele que é o espaço ibérico e  europeu.”

O município de Freixo de Espada à Cinta vai promover uma reunião com os autarcas da raia, desde Saucelhe da Ribeira até Salamanca, para debater os problemas do interior e as possibilidades de parceria no que respeita aos fundos europeus entre Portugal e Espanha.

Escrito por ONDA LIVRE