Um casal de idosos morreu ontem ao meio da tarde enquanto tentava fugir do incêndio que lavra desde domingo no concelho de Murça.
A viatura em que seguiram despistou-se, capotando e caindo numa ribanceira, logo após saírem da aldeia de Penabeice, que estava a ser evacuada. O acidente aconteceu numa zona onde o incêndio se estava a desenvolver. O carro ficou carbonizado, assim como o casal de idosos.
Por precaução foram retiradas cerca de 300 pessoas de várias aldeias que ficavam no caminho do incêndio, nomeadamente Valongo de Milhais, Ribeirinha, Penabeice, Mascanho, Paredes e Vale de Égua. Foram levados para o pavilhão desportivo de Murça e para a residência de estudantes. Entretanto já começaram a regressar às casas.
Pelo menos metade da área florestal existente no concelho de Murça já ardeu neste incêndio, que começou na aldeia de Cortinhas e já se estendeu também aos concelhos de Vila Pouca de Aguiar, agregando um outro que já decorria naquelas terras, e Valpaços. Cerca das 8h desta eram três as frentes ativas neste incêndio.
Neste momento estão no terreno 700 operacionais, 242 meios terrestres e 11 meios aéreos. Os Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros também encaminharam elementos da corporação para ajudar no combate a este incêndio.
Ainda no distrito de Vila Real está por dominar o incêndio que começou em Bustelo, Chaves. Neste momento estão no terreno 155 operacionais e 46 meios terrestres.
Estes são, neste momento, os dois maiores incêndios ativos em Portugal.
Escrito por ONDA LIVRE