Câmara de Vimioso foi alvo de ataque informático

Câmara de Vimioso foi alvo de ataque informático

A Câmara Municipal de Vimioso foi alvo de um ataque informático no início da semana. Documentos da autarquia foram encriptados e agora não é possível aceder a várias informações, confirmou o presidente da câmara, Jorge Fidalgo:

“Os serviços de informática verificaram que havia intromissão no nosso sistema e acabámos por verificar que muita da nossa informação tinha sido encriptada, ou seja, ficámos sem acesso à informação. Contactámos as autoridades judiciárias, que deram como sugestão contratarmos uma empresa da área no sentido de nos ajudar a recuperar ou desencriptar essa informação

O autarca lamenta a situação até porque há muitos serviços e procedimentos administrativos que estão impedidos de realizar neste momento:

“Causa um grande transtorno à câmara municipal porque não podemos fazer processamentos administrativos diário normais numa autarquia, procedimentos administrativos e financeiros. Não estão a funcionar porque o sistema está bloqueado.”

O autarca afirma que não foram contactados por nenhum pirata informático nem foi pedido qualquer resgate, e espera que, até ao início da próxima semana, o caso possa estar resolvido.

Depois de recuperar a informação, o município pretende tomar medidas de maior segurança para não enfrentar novamente uma situação desta natureza.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)

Relacionados

Comentar