Aldeias de Arcas cria feira dedicada à pavia, um “fruto de excelência” da freguesia

Aldeias de Arcas cria feira dedicada à pavia, um “fruto de excelência” da freguesia

Em tamanho é mais pequeno do que um pêssego, tem a polpa pegada ao caroço e possui um bico. Assim se caracteriza a Pavia, um fruto que já foi mais abundante mas que ainda é produzido em alguma quantidade na freguesia de Arcas, no concelho de Macedo de Cavaleiros, que este fim-de-semana promove a primeira feira dedicada a este fruto que tem características únicas, como explica o presidente da junta de freguesia, José Jecas:

“Embora seja um produto que já foi mais abundante, é um fruto de excelência que ainda existe em grande quantidade naquela zona do concelho, ao contrário do que acontece em grande parte da região.

Tem características diferentes, como o sabor que difere das pavias produzidas em outras regiões. 
A pouca produção que se tem vindo a notar nos últimos anos faz com que queiramos dar ênfase a este produto e o objetivo é que os pequenos produtores consigam reforçar a produção, vendo neste certame uma oportunidade de escoar e divulgar a pavia, não só em Portugal como no resto do mundo.
Há dias tive a notícia de que um produtor da aldeia conseguiu plantar cerca de 100/150 pavieiras, o que é já um bom começo.”

E a fama das pavias das Arcas já remonta ao passado:

“O produto ficou a ser um pouco conhecido quando aconteciam as novenas de Nossa Senhora da Serra em Nogueira (Bragança).

Os produtores da aldeia iam às novenas e lá eram conhecidas as pavias das Arcas. Quem comprava dizia que aquela pavia tinha uma característica diferente e sabor único, embora o aspeto não seja o mais apetecível.
Depois, os produtores começaram a vender um pouco para o pequeno comércio. No entanto, surgiu outra questão. Como eles não têm grande aspeto e os olhos também comem, as pessoas começaram a preferir o pêssego à pavia.
Esperemos que através desta divulgação com a feira as pessoas comecem a apreciar este fruto.”

Mas não só de pavias se vai fazer esta feira, onde vão estar presentes cerca de 20 expositores, deste e outros produtos regionais:

“Este ano é fraco em termos de produção, não só da pavia mas também de outro tipo de frutos.

Vamos ter lá expositores de pavia mas também de outros produtos agrícolas e regionais.

Além disso, o Mercado dos Produtos da Terra, que era para ser feito no domingo em Macedo de Cavaleiros, foi anexado à Feira da Pavia, onde vão estar alguns desses produtores.

Estarão também presentes expositores da aldeia.”

A inauguração da feira estás marcada para sábado às 17h. A Onda Livre vai estar presente com um mesa redonda durante a tarde.

Além da venda e mostra de produtos, os dois dias contam com animação. No domingo de manhã vai realizar-se a caminhada “Rota da Pavia” e uma largada de caça mista.

Escrito por ONDA LIVRE

306362696_518271686965172_2496839678596483817_n

Relacionados