Aparelho de realização de mamografias do Hospital de Mirandela avariado há quase dois anos

Aparelho de realização de mamografias do Hospital de Mirandela avariado há quase dois anos

Há quase dois anos que o Hospital de Mirandela está sem aparelho de realização de mamografias devido a uma avaria.

A denúncia é de Manuel Almeida, membro da concelhia de Mirandela do CDS, que relata um episódio protagonizado por um familiar:

“É ridículo.

Dirigi-me ao Hospital de Mirandela para a minha esposa fazer uma mamografia e é-me dito que o nosso hospital tem a máquina avariada há dois anos. Mandaram-nos ir ao privado.
Fui lá para confirmar pois quis ter a certeza daquilo que vinha dizer e é verdade.
É uma vergonha para o nosso estado e para Mirandela.
Os nossos utentes não se podem servir de uma máquina que está lá mas está avariada há dois anos.”

Confrontada com esta denuncia, a administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste, numa curta resposta, por escrito, confirma a avaria do aparelho, mas não adianta desde quando, referindo que, e citamos, “tem em curso o desenvolvimento dos procedimentos necessários para a aquisição de um novo aparelho de realização de mamografias, a instalar na Unidade Hospitalar de Mirandela, o qual irá substituir o atualmente existente, no sentido da realização com qualidade, segurança, conforto e fiabilidade, daquele que é um importante meio de diagnóstico da patologia mamária”, fim de citação.

Ao que conseguimos apurar junto de fonte hospitalar, o aparelho de realização de mamografias está avariado desde dezembro de 2020, ou seja, há 21 meses.

INFORMAÇÃO CIR (Terra Quente FM)

Relacionados