Vinho e do Bacelo são motivo para visitar a aldeia de Fradizela este domingo (Mirandela)

Vinho e do Bacelo são motivo para visitar a aldeia de Fradizela este domingo (Mirandela)

Este domingo, o vinho e bacelo vão estar em destaque na aldeia de Fradizela, no concelho de Mirandela.

Dão mote a 7ª edição da feira com o mesmo nome que proporciona um dia diferente à população residente e aos visitantes que rumam à localidade. Vão estar presentes cerca de 20 expositores com variados produtos regionais

Mas o convívio é, no entender do presidente da Junta de Freguesia, o principal atrativo do certame:

“Eu considero que o essencial é o convívio.

Às 9h30 há um percurso pedestre no qual as pessoas vão pelos campos e caminhos da aldeia. Isso traz alguma animação e colorido aos nossos campos. Traz gente, sendo a maior parte de Mirandela.
À tarde há a exposição dos produtos. A partir das 10h os expositores começam a enfeitar as bancas e a colocar os produtos, que são essencialmente o vinho, mel, frutos secos, fumeiro, folares e outro tipo de produtos. “

Manuel Figueira revela que este ano a novidade passa pela introdução de animação musical no certame, que vai ficar a cargo da Rádio Onda Livre com o programa Feiras e Festas:

“Nos outros naos era apenas a feira e notava-se uma quebra de animação. Por isso acho que vai resultar bem.

As pessoas têm a faceta popular e a animação é uma fonte fundamental de alegria que agrada às pessoas.”

A feira não aconteceu durante o período mais crítico da pandemia, o que fez falta à população:

“As pessoas perguntavam pela feira.

Mesmo aquelas que não aderem, sentem falta da feira porque é outra animação, há mais gente e todo esse tipo de convívio que é preciso porque as aldeias estão a morrer e temos que tentar manter a chama acesa. “

Por enquanto, o vinho e o bacelo são os dois produtos que dão nome ao evento, no entanto, o presidente deu a saber que em edições futuras vão mudar o mote, visto que o bacelo tem tido pouca expressão no certame:

“Vai acontecer com certeza porque o bacelo não tem tido grande divulgação na feira e, por isso, temos de ponderar mudar o nome. Não faz sentido ser do bacelo e não haver bacelo.

Poderemos este ano mudar para algo como Feira do Vinho e do Azeite, visto que aqui também se produz algum azeite e até se engarrafa.”

Para já, continuam a ser o vinho e o azeite a dar nome à feira, que acontece este domingo e durante a tarde vai ser animada com o programa Feiras e Festas da Rádio Onda Livre, com as atuações de Broa de Mel, Amigos Vito, Duarte Vega, Encharca o Fole, Dance Studio e Chama Musical, a partir das 15h.

Escrito por ONDA LIVRE

335609088_1348343685741708_3421319877494283519_n

Relacionados

Comentar