Projeto 1 – Escola de Guarda-Redes de Futsal trouxe nomes sonantes do futsal a Macedo de Cavaleiros

Projeto 1 – Escola de Guarda-Redes de Futsal trouxe nomes sonantes do futsal a Macedo de Cavaleiros

A Associação de Futebol de Bragança recebeu a ação de formação Projeto 1 – Escola de Guarda-Redes de Futsal.
O projeto, da Federação Portuguesa de Futebol, em parceria com as associações de futebol do país, contou com duas componentes, teórica e prática, e trouxe grandes nomes do futsal nacional a Macedo de Cavaleiros.
Foi orientada por Ricardo Azevedo, técnico nacional e Campeão do Mundo universitário de futsal feminino, com o objetivo de valorizar mais o treino dos guarda-redes:

“O nosso objetivo, acima de tudo, é ajudar para que o treino do guarda-redes tenha cada vez mais atenção e seja cada vez melhor.

Se é uma posição que todos achamos tão importante, temos de ensinar e ajudar os treinadores principais a dar mais valor ao guarda-redes.

A ideia é começar com a teoria e explicar o porquê de fazer as coisas.

Para nós aqueles que são melhores treinadores são os que criam exercícios, mas que sabem porque é que os criam, qual é o objetivo e no que é que isso vai ajudar o guarda-redes a ser melhor.

Ao longo dos anos também temos vindo a melhorar a nossa própria formação.

Percebemos que o que é importante é eles fazerem e nós ajudarmos a orientar, porque na realidade não somos nós que vamos estar nos treinos.”

A formação contou também com a participação de Bebé, antigo guarda-redes da Seleção Nacional e Campeão do Mundo e da Europa, que considera ser um momento importante para a aprendizagem mas também de observação de jogadores para integração nas seleções nacionais:

“Temos alguns guarda-redes da formação que vieram do projeto 1.

Isto é sempre uma possibilidade de vermos como é que os miúdos estão e possíveis talentos e jogadores para irem à seleção. Com estes projetos podemos ver alguns miúdos.

Neste momento a preparação está no bom caminho. A nossa base de comparação é sempre de anos atrás. Se formos comparar estes miúdos, destas idades, com a antiga geração, vemos que estão mais preparados, com a noção de algumas coisas que têm a fazer.

É claro que têm muitas dificuldades, mas isso é inerente à idade deles. O que diria é que hoje em dia temos miúdos muito mais preparados para a competição do que tínhamos há anos atrás.”

Outro dos nomes sonantes do futsal que deu o seu contributo nesta formação foi Pedro Cary, que destacou a importância deste projeto para fazer crescer mais a formação de base dos atletas:

“Muitas vezes queixamo-nos de que não há bons treinadores nos escalões de formação, então temos de dar o exemplo e perceber que talvez faça sentido estar aqui e ajudar a crescer ainda mais a formação de base, que está muito melhor.

Estas formações, não só da FPF mas também de associações, só fazem sentido se formos todos em prol dos atletas.

É importante que eles tenham noção de que são o elemento base, o mais importante de toda a pirâmide do crescimento do futsal e do desporto em Portugal.”

Esta é a segunda vez que este projeto, que está a percorrer as associações de futebol de todo o país, vem ao distrito de Bragança.
Pedro Cepeda, do Gabinete Técnico da Associação de Futebol de Bragança, ligado ao futsal, considera que este tipo de projetos traz mais-valias aos atletas e reconhece a importância de haver mais formação na associação:

“É uma mais-valia, principalmente porque estamos longe dos centros de informação e muitas vezes também não há grande disponibilidade dos nosso filiados e interessados em ter acesso a ela, principalmente num posto tão específico como este.

Estas ações que a FPF, e bem, leva aos cantos todos do país são de uma valia muito grande para que toda a gente, de todo o lado, que não tem tanta disponibilidade, consiga ter acesso a esta informação.

Devíamos ter mais vezes mas nós, enquanto Associação de Futebol de Bragança, também deveríamos começar a pensar em, provavelmente, dar mais tempo de formação aos nossos treinadores.”

Américo Fidalgo é o treinador de guarda-redes da equipa sénior do Grupo Desportivo Macedense.
Desta a importância destas formações, principalmente para os escalões mais jovens, pois fará diferença no futuro dos atletas:

“Este projeto vem enriquecer todos os treinadores.

Isto faz sentido sempre se for aplicado no clube.

Mesmo para os miúdos que tiveram aqui connosco, da associação, alguns até já são iniciados, não sabem coisas que se fazem nos infantis e benjamins. Faz sentido sempre desde o início.

Se sei que se os meus seniores não fazem isto é porque não tiveram oportunidade.

Eles trabalhadores são mas não têm oportunidade de aprender com esta gente que esteve aqui.”

A ação de formação Projeto 1 – Escola de Guarda-Redes de Futsal, da Federação Portuguesa de Futebol, decorreu em Macedo de Cavaleiros, que embora tenha sido direcionada aos treinadores de guarda-redes, contou também com a participação de atletas de clubes do distrito, a pedido da Associação de Futebol de Bragança.

Escrito por ONDA LIVRE

 

 

Relacionados