Ministra da Agricultura garantiu em Macedo de Cavaleiros que 25% dos subsídios dos eco-regimes vão ser pagos até meados de março

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, foi recebida esta segunda-feira em Macedo de Cavaleiros por cerca de uma centena de agricultores em frente à Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

À sua partida, recebeu assobios:

Veio reunir com agricultores transmontanos e deixou a garantia de que 25% dos subsídios que estiveram a corte nos eco-regimes vão ser pagos até 15 de março. Os restantes 10% serão pagos em junho.

Além disso, a ministra garantiu que as candidaturas voltarão a funcionar como anteriormente, referiu Armindo Lopes, um dos agricultores representados na reunião:

“Dos 35% que inicialmente iam estar a corte, vão ficar 10% para pagamento a 25 de junho e o remanescente desse será pago durante o mês de março.
A questão que inicialmente tinha sido levantada no comunicado do IFAP (Instituto de Financiamento de Agricultura e Pesca), era que os 60 milhões que tinham sido aprovados em Conselho de Ministros, só seriam pagos após aprovação em Bruxelas, mas agora temos esta garantia por parte do vice-presidente do IFAP.
Relativamente às candidaturas no Pedido Único deste ano, tivemos a garantia do IFAP e da ministra de que irá voltar ao calendário que funcionava até 2022. Teremos um adiantamento em outubro e o segundo pagamento em dezembro. À partida, este ano as coisas voltarão ao normal.”

Foi ainda anunciado esta segunda-feira pela Ministra da Agricultura o pagamento da primeira prestação dos apoios à agricultura biológica até 23 de fevereiro aos agricultores que ainda não receberam nada por não terem obtido certificação até 31 de dezembro:

“Quanto ao apoio aos agricultores que foram sujeitos a controlo, relativamente à campanha de 2023, tivemos a garantia da ministra e do vice-presidente do IFAP, que serão concluídos e pagos até ao fim de fevereiro.”

Quanto ao pedido de isenção do IVA do gasóleo agrícola, Maria do Céu Antunes não sem comprometeu ainda, por precisar de aprovação da Assembleia da República.

No que toca ao pedido de mais regadio para a região, a governante avançou que já há projetos em curso, deu conta aos jornalistas Eduardo Almendra, outro dos agricultores presentes na reunião:

 

“Criar um multiusos na barragem do Baixo Sabor e está em estudo um plano de eficiência hídrica para todo o distrito. Isso já está em curso, segundo indicações da ministra.

Não vamos continuar a nossa luta bloqueando as estradas, mas a luta continua na defesa dos interesses dos agricultores transmontanos.”

Se os prazos anunciados agora pela ministra não forem cumpridos, os agricultores garantem que voltarão a manifestar-se.

A ministra recusou-se a prestar declarações aos jornalistas.

Escrito por ONDA LIVRE

IMG_9050

IMG_9052

IMG_9051

IMG_9064

IMG_9073

IMG_9076

IMG_9086 IMG_9084 IMG_9082