Estrada que liga Vinhais e Bragança já tem despesa aprovada pelo Governo para avançar com a primeira fase de requalificação

Estrada que liga Vinhais e Bragança já tem despesa aprovada pelo Governo para avançar com a primeira fase de requalificação
O valor aprovado é de 24 milhões de euros, sendo que a obra tem um financiamento total de cerca de 37 milhões, repartido entre 2024 e 2025

O presidente da câmara de Vinhais, Luís Fernandes, fala de uma obra justa e muito ansiada, que finalmente vai ter andamento:

“A despesa que foi autorizada é de certa de 24 milhões para esta primeira fase, o que significa que é mais um passo para o começo desta obra há tanto ansiada. É mais do que justa e necessária para o concelho e para a região. É uma ambição do concelho e das suas pessoas”.

A portaria que autoriza a despesa já foi publicada em Diário da República. Assinada pelo Secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas, Frederico Francisco, dá autorização à Infraestruturas de Portugal para “proceder à repartição de encargos relativos ao contrato para a empreitada”, entre este ano e o próximo. A obra contempla a requalificação da estrada e a retificação de algumas curvas, bem como a construção de duas variantes.

O autarca assume que é uma ligação de extrema necessidade, até porque há muita gente que se desloca, diariamente, entre os dois concelhos:

“Há muita gente de Vinhais que trabalha em Bragança e muita gente de Bragança que trabalha em Vinhais e uma boa ligação tem sempre as duas vertentes, leva e traz e cada vez mais, hoje, as vias de comunicação são fundamentais. É claro que esta também o é, quer a nível de rapidez e de segurança, mas é mais do que tudo isso, é uma questão de justiça”.

A requalificação da estrada tinha um financiamento de 31 milhões de euros, do Plano de Recuperação e Resiliência, mas a verba foi reforçada, em janeiro, sendo que agora há quase 37 milhões para a concretizar.

Prevê-se que a obra esteja concluída em 2026.

INFORMAÇÃO E FOTO CIR (Rádio Brigantia)

Relacionados