Comemorações do 25 de Abril entre Macedo, Alfândega e Vinhais começam hoje

Comemorações do 25 de Abril entre Macedo, Alfândega e Vinhais começam hoje

Os 50 anos do 25 de Abril vão ser comemorados em parceria entre os municípios de Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé e Vinhais.

De hoje até dia 25 haverá várias atividades culturais a decorrer nos três concelhos.

O presidente da autarquia de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, explica que a parceria acontece através do envolvimento de instituições culturais e educacionais dos três municípios:

“Grupos de Alfândega, o Grupo de Cantares de Sambade, a Escola Municipal de Música de Vinhais, as Universidades Sénior, Filandorra, que é de Vila Real, as nossas duas bandas filarmónicas, Vinhais também uma.

No fundo envolvemos um pouco de várias instituições culturais e de educação.”

Trabalhando em conjunto com outros municípios, o autarca refere que é possível proporcionar uma maior oferta cultural à população e reforçar as comemorações do 25 de Abril, que este ano assinala meio século:

“É especial. Estamos a falar de uma semana de eventos.

É uma forma de potenciar ainda mais e diversificar o que temos para oferecer.

Achamos que envolvendo mais do que um município estamos a trabalhar em rede e a potenciar meios e diversificação de oferta, enriquecendo todos os eventos que desenvolvemos.

Neste caso, no 25 de Abril, conseguimos mostrar e oferecer à população vários espetáculos.”

As atividades arrancam hoje em Alfândega da Fé com um sarau literário com o tema “Celebrar poética e musicalmente os 50 anos de Abril”, prganizado pelo Agrupamento de Escolas.

Em Macedo de Cavaleiros a primeira atividade tem lugar na sexta-feira, às 16h, com uma performance pelas ruas da cidade, pela companhia Filandorra, que às 21h levam também ao palco do auditório do Centro Cultural o teatro “Contar e Cantar Abril”.

Escrito por ONDA LIVRE

Confira aqui o programa

 CARTAZ TRÊS MUNICÍPOS

CARTAZ 25 de ABRIL MACEDO

Relacionados