Festa do Futebol Feminino juntos jovens 150 atletas ontem em Macedo de Cavaleiros

Festa do Futebol Feminino juntos jovens 150 atletas ontem em Macedo de Cavaleiros

O Campo Sintético Estádio Municipal de Macedo de Cavaleiros recebeu esta quarta-feira a Festa do Futebol Feminino sub-13 e sub-15.
Contou com a participação de cinco escolas e dois clubes, num total a rondar as 150 atletas.
Um número superior à edição do ano passado, indo ao encontro do objetivo da iniciativa, refere Sílvio Carvalho, Diretor Técnico da Associação de Futebol de Bragança, organizadora do encontro:

“Cada vez mais conseguimos num dia, que é de festa, reunir tantas meninas a divertirem-se, a criar hábitos de vida e gosto pelo futebol.

Temos mais meninas a participar, também é esse o objetivo, que as escolas e clubes olhem para isto como uma forma de convívio e de promover a modalidade do futebol feminino. Espero que no próximo ano ainda sejam mais.”

E o crescimento de jogadores no distrito tem sido notório:

“Tanto os clubes como as nossas seleções distritais cada vez precisam de mais jogadoras e isso deve-se, sobretudo, à aposta que a federação, as associações e as escolas estão a fazer, pois há um grande investimento a nível federativo para que o futebol feminino seja uma realidade do dia-a-dia. É cada vez mais natural ver jogadoras a praticar a modalidade e o crescimento é notório, tanto a nível de clubes como de escolas.”

Luz João, professora da Escola Básica de Sendim, vê nestes encontros uma mais-valia:

“É importante porque o futebol feminino está a ser valorizado de uma forma mais intensa e dão-se oportunidades às miúdas porque têm capacidade, qualidade e é bom motivá-las a desempenhar o que de facto gostam, que é jogar futebol.

Precisamos de jogadoras, temos atletas de qualidade e é nestes jogos que vamos repescar ou menos ir buscar jogadoras que têm perfil para jogar em clubes maiores.”

E para elas, as pequenas atletas, é uma oportunidade de praticarem a modalidade que gostam e conviver com outras jogadoras:

“Pudemos jogar mais futebol, que antes só existia para os rapazes. Agora já podemos nós, raparigas, jogar.

Eu gosto de jogar futebol porque é um desporto coletivopodemos estar com vários amigos e fazer novas amizades.”

“Para mim as razões são as mesmas mas também acho importante para provar que as raparigas também jogam. Estamos aqui para provar que não é um desporto só para os rapazes, nós queremos jogar, gostamos e, como tal, estamos aqui para ganhar.”

“Foi bom porque eu só jogo futebol na escola, não saio muitas vezes de lá.

Gostava de jogar mais vezes e hoje aqui conheci melhor as minhas melhores amigas.”

Estiveram presentes o Agrupamento de Escolas de Carrazeda, o Agrupamento de Escolas de Mogadouro, a Escola Básica e Secundária de Miranda do Douro, a Escola Básica de Sendim e o Agrupamento de Escolas de Vimioso. Participaram ainda o Sport Clube de Mirandela e o clube de Vinhais.
As duas equipas vencedoras vão participar na Festa do Futebol Feminino no Complexo da Cidade do Futebol, em Oeiras, a 18 de maio.

Escrito por ONDA LIVRE

 

IMG_9381 IMG_9384 IMG_9368 IMG_9359 IMG_9352 IMG_9338 IMG_9327 IMG_9317 IMG_9314 IMG_9311

 

 

Relacionados

Comentar