800 pessoas vão arrastar uma pedra de granito de 14 toneladas, em Vila Pouca de Aguiar

Em Vila Pouca de Aguiar vão decorrer neste fim-de-semana, as Festas da Vila e do Concelho, em honra do Divino Salvador, com inúmeras atividades. As festividades vão decorrer de hoje a 5 de Agosto. O momento âncora, deste evento é o arrastão de uma pedra de granito, onde cerca de 800 pessoas vão puxar um bloco de granito, com cerca de de 14 toneladas, hoje pelas 17h00, como explica a presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Ana Rita Dias: 

“Vão ser 800 pessoas a arrastar esta pedra, mantendo a tradição pela qual a Capital do Granito é conhecida.”

Este é o ponto alto da festa e a imagem de marca deste evento que já decorre há bastante anos simbolizando “o regresso às origens homenageando a pedra rainha de Vila Pouca de Aguiar, e relevar a força e determinação das nossas gentes”, acrescenta a edil.

Para hoje a animação musical está garantida e a cargo de Nuno Ribeiro e o DJ Alvim (Fernando Alvim), o famoso radialista da Antena 3, que faz o programa Prova Oral, prometendo uma noite animada, como acrescenta a autarca: 

“Temos um espetáculo de Nuno Ribeiro, um tributo ao Michael Jason e o DJ Alvim.”

No domingo, é o momento para as as festividades religiosas: 

“Neste dia, temos a procissão que fez parte destas festas, em que 14 freguesias colaboram com um andor do padroeiro nesta procissão. E à noite vai haver o despique tradicional de Bandas Filarmónicas.”

Na segunda-feira, vai decorrer a Feira do Emigrante e à noite a Miss Capital do Granito, um outro momento ícone destas festividades:

“Vamos ter Feira do Emigrante, que é uma uma atividade de acolhimento aos nosso emigrantes e depois e à noite a Miss Capital do Granito”.

As Festas da Vila e do Concelho de Vila Pouca de Aguiar, segundo, Ana Rita Dias, têm impacto directo na economia local, em que as expectativas são altas, com muitas pessoas a visitar o concelho, por esta altura: 

“Este evento tem um impacto muito positivo na economia local, sobretudo na restauração, uma vez que o concelho, recebe muitas pessoas nestes dias.”

A animação das festas custam, este ano, 120 mil euros. 

Escrito por Rádio ONDA LIVRE
Fotografia: Município de Vila Pouca de Aguiar