Patrick Simão vai coordenar a Academia Macedense

Patrick Simão, jogador e treinador do Grupo Desportivo Macedense veste a camisola do clube com amor e total dedicação, mas agora tem uma missão ambiciosa, vai coordenar a Academia Macedense.

Uma missão que o atleta de 35 anos, do GDM, que já joga no clube desde 2005, com mais de 250 jogos, e treinador há 5 anos, assume com a maior dedicação:

Para com o clube em si, tenho um carinho muito especial, e gosto muito, pelas ligações óbvias. O amor que tenho por este desporto e pelo clube, onde eu já tenho muitos jogos e treinos, é incalculável.

Em relação ao meu sentimento relativo à Academia, tenho um sentimento de responsabilidade. E o principal, é querer fazer um bom trabalho, para os atletas. Eu ter aceite esta proposta que o clube me fez, claro que o vi, com agrado e com orgulho, em poder desempenhar estas funções. Mas o meu foco começa e acaba aqui, ou seja, é virado para os atletas, porque acredito que eu posso contribuir para o clube, em benefício dos atletas e para a formação deles. Mas essencialmente é um sentido de responsabilidade, em querer fazer um bom trabalho e acredito que o vou fazer.

As aspirações do treinador são sobretudo dotar os atletas de bons valores, quando já fez a preparação de 40 jogos para atribuir aos atletas de maior competitividade:

Em primeiro lugar, nós à frente do resultado, temos que formar bons homens e boas mulheres. Ganhar não é tudo. Não vale tudo. Nós sabemos que estes jovens serão os futuros adultos da nossa sociedade. Nós temos um contributo, nem que ele seja pequeno. Existe um contributo ligado à formação e ao crescimento deles. E nós queremos que seja a identificação de um atleta e que saía da Academia com bons valores e corretos perante a sociedade. É isso que garantidamente, nos deixaria orgulhosos.

Na parte desportiva, nós sabemos claramente, qual é a nossa função, que nos últimos anos, temos tido dificuldades. Nós queremos formar jogadores prontos para competir no nosso plantel de seniores. Já há muitos anos, que é jogamos na II Divisão, que é muito difícil.

E acrescenta que pretende que os jogadores tenham escolhas e opções para fazer na hora de terminarem a formação na Academia:

E para isso, nós identificamos o que precisamos de trabalhar para eles chegarem com as ferramentas necessárias para poderem ter sucesso. No fundo, aquilo que nós queremos é que quando eles cheguem aquele tempo, antes da faculdade, tenham pelo menos opções e depois possam escolher, se querem conciliar jogar com os estudos, se querem só estudar, ou se pretendem só jogar. Mas no fundo, eles devem ter opções. Nós acreditamos que se tivermos opções, temos poder de escolha.

Num futuro em breve, nós queremos integrar jogadores da nossa formação no plantel de seniores. Nós sempre tivemos uma equipa de formação de referência. Somos conhecidos por isso. E por isso, queremos que os jogadores da formação integrem o plantel de seniores. Nos últimos anos, tem havido, uma dificuldade enorme de colocar os jogadores no plantel sénior e ficar, pelas dificuldades inerentes à divisão em que plantel disputa.

O treinador e jogador está a terminar o nível II UEFA B, ministrado pela Associação de Futebol Vila Real e de Viseu, e começou a Pós-Graduação em treino no Futsal na Universidade da Beira Interior.

Recorde-se que ainda decorre o período de inscrições até ao dia 6 de setembro, com desconto de 30 por cento. Mas o clube já está a receber atletas que vão jogar de diversos concelhos vizinhos, nomeadamente, de Freixo de Espada à Cinta, Mirandela, Torre Dona Chama e Bragança.


Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Fotografia: Grupo Desportivo Macedense

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *