No próximo dia 26 de outubro, o Conservatório Regional de Macedo de Cavaleiros promove uma aula aberta com a orientação do professor Miguel Fraguito Gomes. Esta será uma atividade destinada aos encarregados de educação e também aos alunos do pré-escolar e do 1.° ciclo do Ensino Básico.
As aulas no conservatório ainda não arrancaram efetivamente, porque neste momento quer o Município de Macedo de Cavaleiros, quer a direção do conservatório esperam uma resposta da DGEsTE (Direção – Geral dos Estabelecimentos Escolares), como explica, Inês Falcão, presidente da associação, Arte Move Montanhas:
Tinha-se feito uma candidatura que tinha ser aprovada pela DGEsTE para o financiamento dos cursos, do articulado e do 1º Ciclo. Ainda estamos à espera da resposta dessa candidatura.
Mas entretanto, temos um plano B, em que já estivemos em conversações com o Município, para o conservatório avançar.
Tenho a dizer, que ainda este sábado, foi realizada a primeira atividade no conservatório, que foi uma aula aberta, com um violoncelista, Ricardo Januário, já a trabalhar com os alunos e com os encarregados de educação, para demonstrar que o conservatório está aberto e está a funcionar.
Os alunos podem começar a fazer as inscrições. Nós estamos um pouco atrasados, com esta questão da DGEsTE, mas proximamente, iremos avançar.
A aula aberta com a orientação do professor Miguel Fraguito Gomes tem como principal objetivo dar a conhecer os grandes vultos da música “clássica”, percorrendo os diversos períodos históricos da música ocidental através da escuta ativa do repertório de referência.
As aulas decorrem no 1.º piso do edifício Side Up, antigo “Instituto Piaget”, a partir das 14h30.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE