O Programa “Ao Sabor do Vento” da Rádio ONDA LIVRE vai estar, esta sexta-feira, em Milão, na 14ª edição da “Milano Autoclassica”, uma exposição de carros clássicos e desportivos, pela terceira vez consecutiva.
O programa de autor é apresentado por Eduardo Urze Pires, que vai viajar com a companhia dos dois colaboradores, João Almeida e Vítor Martins.
O autor do programa, destaca que este ano, a mostra vai apresentar muitas novidades. Uma delas será a mostra de embarcações de época:
Este ano vamos voltar à Milano Autoclassica, que este ano tem novidades. Para além, de ter a componente do automóvel clássico e desportivo e as chamadas prévias de mercado, tem uma área dedicada aos barcos de época. E estou muito curioso. E depois ao final da tarde, vamos ao Palácio Real de Milão, onde está uma exposição sobre Picasso. O título é Picasso, o Estrangeiro. E é uma exposição que deve ser muito interessante, porque fala-nos da vida de Picasso, enquanto cidadão estrangeiro a viver em França.
Por isso, adianta já um pouco do véu, do que se vai ver:
Não só temos automóveis de colecionadores em exposição, e ainda particulares que querem vender os seus carros de coleção, e eventualmente vende-los. Depois temos uma área aos clubes de clássicos, uma área a obras escritas sobre o automóvel e mecânica.
Existe de tudo, que um fã de automóveis, possa necessitar. E existe uma área de empresas de leilões, que por vezes há automóveis que são vendidos por preços exorbitantes.
Outra das visitas do grupo será a exposição de Picasso, o Estrangeiro, no Palácio Real de Milão. O locutor amante de rádio, de 74 anos, acrescenta que esta será uma forma de conhecer várias vertentes da vida do pintor espanhol que esteve radicado em França, e que se tentou naturalizar como cidadão, mas nunca conseguiu:
Ao final da tarde, vamos ao Palácio Real, onde está uma exposição sobre Picasso. É preciso que se saiba que Picasso nunca conseguiu ser considerado cidadão francês. E durante a vida dele lutou sempre contra esse preconceito, com perseguições das autoridades e tudo isso. E teve sempre um grande apoio da comunidade artística intelectual francesa.
Eduardo Urze Pires explica que a curadoria, é liderada por Annie Cohen-Solal, socióloga que escreveu um livro sobre o autor de Guernica e Cécile Debray. Uma mostra que vai contar com 80 obras em exposição:
Tem a curadoria de Annie Cohen-Solal, que é uma escritora franco-argelina. Ela é também a grande biógrafa de Sartre. Escreveu um livro sobre Picasso, enquanto estrangeiro. E esta exposição baseia-se no livro que ela escreveu. Também conta com a curadoria de Cécile Debray, presidente do Museu nacional de Paris.
A mostra Milano Autoclassica vai decorrer de 15 a 17 de novembro e promete acolher entusiastas, especialistas e profissionais, do sector automóvel.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE