A Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros está a promover uma recolha solidária de Natal, até ao dia 16 deste mês de quadra natalícia.
O objetivo é recolher brinquedos e bens não perecíveis, como bens de primeira necessidade, essenciais para a ceia de Natal, para ajudar quem mais precisa, como destaca o presidente de Junta de Macedo de Cavaleiros, Sérgio Borges:
Este executivo já desde 2021, que todos os natais faz esta recolha, para ajudar os agregados recenseados na freguesia de Macedo de Cavaleiros, com menos posses. O objetivo é angariar em Macedo de Cavaleiros, brinquedos e bens não perecíveis, para ajudar as famílias com menos posses.
O ano passado foram entregues 45 cabazes de Natal e o objetivo deste ano é conseguir alcançar 100 famílias:
No ano passado, conseguimos chegar a 45 famílias. Este ano, temos como objetivo 100. O ideal era não chegar, era porque não havia famílias a precisar destas ações de solidariedade social.
Para isso existe um regulamento que obedece a alguns critérios, como acrescenta Sérgio Borges:
Existe um regulamento que está online, e poderá ser consultado na secretaria da Junta de Freguesia. Os critérios têm que ser alguns, obviamente, como por exemplo, tarifa social de luz, complemento solidário para idosos; rendimento social de inserção; entre outros.
A entrega dos cabazes vai ser realizada no dia 20 de dezembro, no dia em que se assinala o Dia Internacional da Solidariedade Humana. Uma iniciativa que começou a ser realizada desde 2021.
Os interessados devem fazer fazer a sua inscrição na Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros e seguir os critérios que são apresentados.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE