Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros comemorou 70 anos com mais de 200 adeptos

Esta sexta-feira, foi realizado um grande convívio no âmbito das comemorações dos 70 anos do Clube Atlético Macedo de Cavaleiros.

Este clube acompanha a história da cidade e dos macedenses, em que já foi uma vez Campeão da lll Divisão Nacional, 13 vezes Campeão da Associação de Futebol de Bragança e ainda 6 vezes Campeão da Taça distrital.

Diogo Costa, presidente do clube disse que a adesão às comemorações superaram as expectativas:

A adesão superou as nossas expetativas, com uma adesão tremenda. Com pessoas que realmente sentem o clube, todos os dias, haja jogo ou não. São pessoas que vivem o clube e isso é o mais importante para nós. Isto é uma comemoração das pessoas que sentem o clube.

Em Maio do próximo ano, vão decorrer eleições. O atual presidente destaca que tem planos muito concretos para o futuro:

Se nós continuarmos temos planos muito concretos e ambiciosos para o futuro. Se não continuarmos-nos nós, de certeza que quem continuar levará os pergaminhos do clube adiante. O clube está com vitalidade e bem entregue.

Ainda é prematuro, dizer que me recandidato. Ainda não falamos sobre isso, mas é importante pensar no futuro.

Neste momento, ainda temos de nos concentrar na época que estamos a disputar. Ainda temos objetivos a alcançar, dos quais dependem o futuro do clube. É muito importante que um clube como o Atlético estar a disputar campeonatos nacionais, as nossas camadas jovens a disputar o acesso aos campeonatos nacionais. A apostar fortemente na modalidade de atletismo, onde somos campeões nacionais em várias modalidades. E tentar crescer no número de modalidades praticadas no clube. São planos que temos concretos para o nosso crescimento.

Desde 2023, que o jovem de 33 anos, natural de S. João da Madeira, ocupa a presidência do clube.

Presente também na efemeridade, esteve António Ramos, presidente da Associação de Futebol de Bragança que realçou a data importante:

Acho que é uma data importante e um aniversário de destacar para a dimensão do clube, para a realidade da nossa região. É um clube com 70 anos. E é um clube de referência para a nossa associação. É um clube que já foi Campeão Nacional da III Divisão. Já participou em provas da II Divisão B, vários anos e na III Divisão. É provavelmente, o clube com mais taças distritais da Associação de Futebol de Bragança. É de salutar este trajeto todo, que teve até aqui. Eu sinto-me lisonjeado, porque já fui atleta do clube quando estava na II Divisão nacional na altura. É um clube que me diz muito, a nível pessoal, assim como à entidade que represento.

Este clube tem grande relevo e importância.

Rui Vilarinho, o vice-presidente do município de Macedo de Cavaleiros deixou uma mensagem de gratidão a quem fez parte da história do clube, sem esquecer a sua participação enquanto atleta e treinador:

Tenho muitos anos de ligação ao clube, enquanto atleta e treinador. Não queira cingir-me muito à minha ligação. Mas de facto tenho uma ligação forte ao clube e toda a gente sabe disso. Mas tal como eu, muitos outros macedenses, que fizeram história aqui. Portanto, as pessoas passam e o clube fica. Mas cada um, deixou o seu cunho. Este clube é imenso e tem lugar para todos. Passaram aqui grandes atletas, que estiveram na I Divisão. Também passaram por este clube grandes treinadores e diretores.

E uma massa associativa muito crítica porque queriam o melhor para o seu clube. Às vezes de forma, mais efusiva, ou menos, mais concertada, ou menos. Mas temos que respeitar cada um como é. O que interessa dizer é: que este clube é de todos os macedenses.

O clube foi fundado em 1954, é um dos mais antigos da região.

Nas comemorações estiveram mais de 200 pessoas.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE