O Entrudo Chocalheiro e os Caretos de Podence assinalam hoje cinco anos que foram declarados Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. Foi precisamente no dia 12 de dezembro de 2019, que em Bogotá, na Colômbia, foi atribuído este selo.
Quem não conhece e reconhece esta tradição tão ancestral e tão peculiar, e profundamente enraizada com os valores e costumes transmontanos?
Dinamizar a marca e a tradição dos Caretos de Podence começou em 2002 com a criação associação cultural. De lá até agora, foram muitos os passos.
António Carneiro, criador e presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence, diz que este é um grande reconhecimento, mas que de qualquer forma, ainda há muito por fazer e tem de ser visto de outra forma:
É um grande orgulho chegar a esse patamar, a nível do reconhecimento da UNESCO. Foi uma caminhada grande para chegar lá. E passados cinco anos é também um orgulho, porque desde 2019, que estivemos em Bogotá, que faz hoje precisamente 5 anos, que a dinâmica, não parou e vai continuar. Enquanto estivermos cá, é para fazer mais.
Os Caretos de Podence são com muito orgulho, uma marca nacional, e temos que dinamizar a nossa terra, Macedo de Cavaleiros, e Trás-os-Montes. E é isso que nós estamos focados para que aconteça.
Podence precisa de ser visto com outros olhos, pela autarquia, a nível da criação de infraestruturas, porque é a aldeia mais visitada a nível nacional.
Conseguimos criar arte urbana. Mas não chega e queremos mais. O evento Entrudo Chocalheiro é o que mais visitantes atrai ao concelho de Macedo de Cavaleiros, de todas as partes do mundo. E penso que este diamante que é a tradição dos Caretos tem de ser preservada, e tem de ser vista de outra forma.
Para já, fazem falta algumas infraestruturas de visitação à aldeia, refere António Carneiro:
Fazem faltam parques de estacionamento, casas de banho públicas e um museu com mais amplitude e condições para promover uma tradição que neste caso, é reconhecida, a nível mundial.
António Carneiro destaca um conjunto de vários momentos importantes que marcaram a história deste processo, como as duas visitas do Presidente da República em 2020 e em 2023, e as visitas internacionais dos foliões ao Dubai, Macau, e ao Brasil:
Sim, há um conjunto alargado de momentos importantes. Tivemos as duas visitas de Sua Excelência Senhor Presidente da República, e quem sabe se não haverá uma terceira? E depois as participações que nós tivemos fora do território nacional, desde Macau, ao Brasil, ao Dubai. E quem sabe se em 2025, não vamos participar na Exposição Mundial Osaka, no Japão.
No dia 22 de janeiro, vamos ter a visita a Sua Santidade, o Papa.
Esta tradição quase que esteve perdida, durante a ditadura, mas agora está bem viva, com 25 foliões, de vão dos 4 anos até aos 71, todas pessoas ligadas à aldeia de Podence.
De destacar que em termos económicos, a aldeia é visitada por milhares de Pessoas.
Em 2015, foi registada a marca, através da Secretaria de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza. No mesmo, a associação recebeu o Galardão Medalha de Mérito Grau Ouro, atribuído pela câmara municipal de Macedo de Cavaleiros.
A 29 de dezembro de 2015, foi efetuado o registo da marca Caretos de Podence junto do “Instituto Nacional de Propriedade Industrial”.
A 15 de fevereiro de 2016, o Carnaval dos Caretos de Podence entra no inventário Nacional do Património Cultural Imaterial de Portugal, conforme publicação no Diário da República.
A candidatura à UNESCO começou a ser encetada em 2018.
As comemorações dos 5 anos, vão acontecer neste próximo sábado, dia 14 de dezembro, com um conjunto de atividades, a inauguração da oficina do careto, uma imposição da UNESCO; a inauguração da exposição fotográfica “Behind the mask”; apresentação do livro “Ser careto Rumo à UNESCO”, da autoria de António Carneiro, com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa, e ainda conta com 31 testemunhos de personalidades, entre jornalistas, artistas, atores e políticos que de uma forma ou outra, ajudaram no processo de reconhecimento e na classificação desta tradição ancestral. Também será mostrada mais uma parceira, mas desta vez no chocolate com a empresa “Avianense”.
Quem assina o Bolo do 5º Aniversário UNESCO é o Chefe Eurico Castro.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE