Vila Real assinala hoje uma das suas tradições, o dia de Santa Luzia é celebrado com a tradição das mulheres darem o Pito de Santa Luzia aos homens, que depois retribuem com a Gancha em fevereiro, no dia de São Brás.
A autarquia de Vila Real anunciou a intenção de inscrever esta tradição no Inventário Nacional do Património Imaterial depois de concluído o processo da candidatura do Bom Jesus do Calvário, como refere a vereadora do pelouro da Cultura, Mara Minhava:
Em boa verdade, nós ainda não começamos o trabalho dessa inscrição, mas temos a intenção de o fazer porque ainda estamos a terminar a do Bom Jesus do Calvário.
Já temos esta intenção delineada no plano estratégico da cultura para 2030. E mais, porque a Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão existe em todo o mundo, e de São Brás também. Mas o que é certo é que só em Vila Real é que existe este culto profano-religioso, de dar o pito e a gancha. E portanto, faz todo o sentido fazer essa candidatura, assim que terminarmos a do Bom Jesus do Calvário.
Vila Nova e Ermida são as duas localidades de Vila Real onde a tradição ainda permanece com mais intensidade, e todos os dias 13 de dezembro há celebração eucarística em honra de Santa Luzia e ainda a venda de Pitos.
O Museu da Vila Velha também assinala todos os anos esta data com ações dirigidas aos mais novos para que a tradição seja perpetuada:
Tivemos no Museu de Vila velha, a fazer uma explicação às crianças sobre esta lenda, do Pito de Santa Luzia e passar-la aos mais novos é muito importante.
Com recheio de doce de abóbora e cobertura de massa de farinha, o pito tem o formato de uma espécie de curativo antigo que se colocava na vista. Em fevereiro, os homens retribuem com a gancha…
INFORMAÇÃO CIR (Escrito e Fotografia por Rádio Universidade FM)